Em clima tenso e de briga, PT do Maranhão deve definir presidente estadual neste fim de semana

Disputa acirrada pode terminar em conflito

Os diretórios estaduais do Partido dos Trabalhadores, no país, estão realizando, por todo este mês de maio, seus congressos locais na segunda etapa rumo ao 6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva, com eleições simultâneas em 24 estados, já que Bahia, Pernambuco e Maranhão adiaram as datas.

No Maranhão, uma disputa muito acirrada vem se dando pelo controle do partido no Estado entre o deputado estadual Zé Inácio Rodrigues, cuja a chapa teve a maioria na polêmica votação de 09 de abril que ficou até subjúdice, e o petista Augusto Lobato que conta com uma estratégica articulação política. Vai vencer quem tiver o apoio da maioria dos delegados. Sai de perto!

A briga promete. Há quem aposte que o próximo sábado (13) termine com cadeiradas, empurrões e até socos e pontapés na sede de um sindicato, localizado no Araçagy. Na disputa acirrada, militantes respiram um clima de guerra interno que pode gerar outros tipos de conflitos. Mas tomara que nada disso aconteça.

Os delegados estaduais, escolhidos em abril, votarão para presidente estadual, chapa de diretório e para delegados nacionais, que terão direito a voto na etapa nacional, que deve acontecer entre os dias 1º e 3 de junho. Após o pleito, as executivas devem ser montadas levando em conta as regras de paridade do P, que são: metade de mulheres e metade de homens, 20% de jovens e 20% de cotas para negros e índios.

Estão aptos a votar, em todo o país, 8.920 delegados estaduais – eleitos no Processo de Eleições Diretas municipal realizado em 9 de abril. Além disso, os diretórios podem convocar a militância para participar dos atos e para a realizações de diversos debates com lideranças estaduais, com exceção da votação em si.

O ex-presidente Lula participou do ato de abertura do congresso estadual do PT de São Paulo, que foi realizado, no início do mês, na Quadra dos Bancários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *