Em coletiva, governo mantém restrições até maio e avalia cenário da pandemia

Em coletiva à imprensa realizada nesta sexta-feira (23), o governador Flávio Dino (PCdoB) manteve as medidas de restrições contra a covid-19 e avaliou o cenário da pandemia no Estado. No total, o Maranhão já alcançou 1,5 milhão de doses da vacina, distribuídas aos 217 municípios.

Dino anunciou ainda que, na próxima semana, novas doses serão distribuídas aos municípios que alcançarem 75% de aplicação; e na semana seguinte, mais doses aos que chegarem a 80% ou mais de aplicação. Os dados devem estar lançados no sistema do Ministério da Saúde.

Sobre a compra da vacina russa Sputnik V, o governo do Estado aguarda o fim do prazo estipulado pelo Superior Tribunal Federal (STF) para definição da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa). O prazo encerra dia 28 de abril e a Anvisa recorreu para ampliar a data. O Maranhão, por sua vez,  manifestou-se pela manutenção do prazo.

As medidas de restrições permanecem em vigor até o dia 2 de maio, entre elas eventos continuam suspensos; escolas públicas manterão aulas na modalidade online e escolas privadas no modelo híbrido (online e presencial); a administração pública funciona com 50% da capacidade em regime de revezamento; e igrejas continuam com 50% da capacidade.

No tocante à ocupação de leitos na rede estadual de saúde, o governador informou que o cenário estabilizou, ficando em média 75% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados e 60% os clínicos.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *