Em coletiva, Flávio Dino anuncia ampliação de leitos e medidas contra pandemia no Maranhão

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (29), o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou a ampliação da quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com Covid-19 no Maranhão. Dentre os assuntos abordados, Dino também fez referência a dados mundiais do novo coronavírus, além de anunciar medidas preventivas adotadas pelo Governo do Estado. Ao confirmar as medidas, ele pediu às prefeituras que voltem a ampliar a rede de atendimento.

O governador enfatizou que “até aqui, não houve, em nível federal, o enfrentamento adequado à pandemia do novo coronavírus”, referindo-se ao ranking elaborado por instituto australiano e divulgado pela agência francesa AFP, que elenca os países com melhor e pior desempenho no enfrentamento do coronavírus e apresenta o Brasil na posição 98. 

A ocupação de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 no Maranhão apresenta índices bem abaixo dos de outros estados do país. Na Região Metropolitana de São Luís, a taxa de ocupação chegou a 82,88% dos leitos de UTI ocupados e 73,33% dos leitos clínicos. Imperatriz também acompanha o aumento no caso dos leitos de UTI e se mantém abaixo dos 40% nas demais regiões. 

Além dos investimentos na Grande Ilha, o Governo também está ampliando o número de leitos de UTI em municípios do interior do estado. Nesta semana, uma nova ala de leitos de UTI foi entregue no Hospital Macrorregional de Imperatriz. Também no início deste ano, a gestão estadual entregou 12 leitos de UTI no Hospital Regional de Barreirinhas.

Ao final da coletiva, Dino enumerou medidas da gestão a serem executadas em 2021 para enfrentamento da doença, entre elas a criação de novos leitos de UTI, de novas unidades hospitalares; medidas preventivas como a suspensão das festas de carnaval, reforço das fiscalizações para uso da máscara e diálogo com os segmentos econômicos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *