PT municipal reafirma apoio a Duarte; Petistas isolados discordam

O presidente municipal do PT em São Luís, Honorato Fernandes, que foi vice na chapa de Rubens Júnior, esclareceu o posicionamento da sigla.

O Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de sua Executiva Municipal, reafirmou apoio a Duarte Júnior (Republicanos) no segundo turno, em São Luís. Com esse apoio, Duarte amplia ainda mais sua base de apoio para a disputa, que já conta com o PCdoB, PDT, Cidadania entre outras siglas.

Em nota, o PT repudia a ação de filiados que manifestem apoio a Braide, usando nomes e símbolos do PT.  “O nosso partido tem a tradição de tomar decisões democráticas e cumpri-las, logo, não procede ato da militância petista em apoio ao candidato das bases bolsonarista, Eduardo Braide”, diz a nota. 

A manifestação do PT veio após Eri Castro divulgar, nas redes sociais, uma convocação da militância para um ato em defesa da candidatura de Braide, na última quinta-feira (19).

PT rachado

No entanto, nesta sexta-feira (20), outro petista anunciou que discorda da posição tomada pelo PT municipal. A manifestação pública, por meio das redes sociais, veio do ex-secretário estadual de Esportes, Márcio Jardim, que também é dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores.

O deputado estadual Zé Inácio Lula, único representante do PT na Assembleia Legislativa, disse, ,há pouco, em suas redes, que também vai se posicionar quanto ao segundo turno em São Luís.

Cheiro de racha no PT.

Confira a nota do Diretório Municipal do PT de São Luís

NOTA DE REPÚDIO

Em reunião da Executiva Municipal, realizada na última terça-feira (17), foi definido por 13 votos favoráveis e uma abstenção, o apoio do PT ao candidato Duarte Jr. no 2° turno. A questão foi debatida e a decisão tomada. O PT neste segundo está com Duarte Jr.

Logo, a manifestação individual de um cidadão que nem é filiado ao PT de São Luís não pode ser considerada como desejo da militância do partido, nem representar o PT Municipal.

A direção executiva repudia veementemente a atitude do filiado do Partido em prestar apoio ao candidato Braide usando o nome e símbolos do PT.

O nosso partido tem a tradição de tomar decisões democráticas e cumpri-las, logo, não procede ato da militância petista em apoio ao candidato das bases bolsonaristas, Eduardo Braide.

Ressaltamos, essa é uma manifestação individual de um cidadão que nem filiado ao PT de São Luís é.  A nossa decisão está tomada e marchamos junto com o governador Flávio Dino em apoio a Duarte Jr. no segundo turno em São Luís.

CEM – Comissão Executiva  Municipal do PT de São Luís

Honorato Fernandes (Presidente do PT de São Luís)

Quem também se posicionou contra a decisão do partido foi o ex-dirigente nacional do PT e ex-secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, que em suas redes sociais relembrou que sempre apoiou o governador Flávio Dino e suas decisões em todas as eleições, mas reforçou que desta vez não apoiará Duarte Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *