Erupção de vulcão pode causar tsunami e atingir Nordeste do Brasil

Um vulcão localizado na ilha La Palma, na costa do continente africano, a 4,4 mil km de São Luís, pode provocar um tsunami capaz de atingir as Américas com maior impacto no Norte e Nordeste do Brasil. A informação de alerta é do portal MetSul Meteorologia.

O Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias elevou o nível de alerta de verde para amarelo. A população deve se prevenir e ficar atenta as mudanças. De acordo com o mapa, as cidades de São José de Ribamar e Raposa seriam as primeiras a serem devastadas.

O vulcão batizado de Cumbre Vieja está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias. O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias descreveu o movimento como uma mudança significativa no vulcão.

De acordo com a meteorologia, somente em caso de grande erupção, um tsunami afetaria as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico, o que inclui todo o litoral do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amapá.

“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos danos pessoais. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, explicou o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho ao MetSul.

O assunto virou pauta nos grupos de mensagens instantâneas e redes sociais do Maranhão, principalmente dos moradores da capital. A notícia do tsunami fez a população lembrar das várias notícias já veiculadas ao longo dos últimos anos sobre a possibilidade de um tsunami, além de assimilar com a lenda da serpente que poderia afundar a ilha de São Luís.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *