Escutec – Holandinha e Brandão brigam pelo segundo lugar em cenário sem Roseana; Weverton lidera

Pesquisa do Instituto Escutec mostra um novo cenário na disputa pelo governo do Estado, nas eleições 2022. Divulgada na noite de quinta-feira (30), a sondagem aponta uma acirrada corrida entre o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PSD), pelo segundo lugar em um cenário mais provável sem a ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

O senador Weverton Rocha (PDT), a exemplo das demais estimativas, mantém a liderança no cenário em que não está Roseana. Na sondagem com o nome da ex-governadora, ela lidera, mas seguida por Weverton. A filha de Sarney, inclusive, tem dito, reiteradas vezes, que prefere concorrer a uma vaga na Câmara Federal do que brigar pelo governo.

Nesse cenário, Carlos Brandão alcança 17% e bem encostado nele vem Edivaldo Holanda Junior com 16%. O que surpreende é o crescimento que o ex-prefeito vem apresentando nas pesquisas sem a manifestação de grandes apoios em torno de seu projeto. Ele, que tem sido comedido em sua pré-campanha, com poucas falas sobre as próximas eleições e que iniciou ainda como uma boa promessa de nomes, mostra bom desempenho e, certamente, consolida-se como possibilidade real neste processo.

Considerando a movimentação que Brandão tem feito, nas agendas do governador Flávio Dino (PSB) e o anúncio da escolha pessoal do comunista, Brandão apresentou uma melhora de desempenho, segundo a Escutec.

Sobretudo, as pesquisas oscilam muito e mostram o vice-governador em segundos, terceiros e até quartos lugares. Já o ex-prefeito, com pouca movimentação, planejamento discreto e mínimas aparições públicas, mostra maior – e rápido – crescimento.

O outro nome considerado pela pesquisa foi o do senador Roberto Rocha (sem partido), que alcançou 10% das intenções de voto. Quem não votaria em nenhum soma 16%; e não souberam ou não responderam, 12%.

Foram ouvidas 1,4 mil pessoas, em 66 municípios maranhenses, de 27 a 29 de dezembro. O intervalo de confiança da pesquisa é de 90% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *