EVITANDO CONFRONTO – PT desiste de manifestação pró-Dilma no mesmo dia do movimento do impeachment em Brasília

Extra

Haverá mais uma manifestação nacional a favor do impeachment de Dilma
Haverá mais uma manifestação nacional a favor do impeachment de Dilma

O diretório do PT do Distrito Federal desistiu, na noite de sexta-feira (11), de realizar um ato a favor da presidente Dilma Roussef neste domingo (13), dia em que será realizada a manifestação a favor do impeachment. O diretório tinha contrariado a orientação da direção nacional do partido de abortar todos os atos no dia 13 para evitar o risco de confronto. Em nota divulgada à noite, o presidente do PT regional, Policarpo Quaresma, alegou que desistiu do ato depois de ser avisado pela Secretaria de Segurança do DF de que policiais iriam barrar o acesso dos petistas ao local.

A Polícia Militar do Distrito Federal estima que 110 mil pessoas vão comparecer à marcha pelo impeachment na Esplanada dos Ministérios. No caso do ato petista, não havia previsão de público, por ter sido marcado recentemente.

Na terça-feira, a Secretaria de Segurança havia sido comunicada pelo PT regional sobre a intenção de fazer a manifestação em Brasília. A pasta negou autorização para o ato, considerando-o “ilegal”, em função do risco de confronto com o grupo rival, mas deu ao diretório a opção de escolher outro local. O partido insistiu na Torre de TV, a menos de dois quilômetros da Esplanada.

A OAB designou observadores para acompanhar os protestos de domingo em todo o país, sejam a favor ou contra o governo. O objetivo, segundo o presidente, Cláudio Lamachia, é garantir o direito à manifestação e mediar, junto a líderes de movimentos envolvidos e à polícia, as confusões que surgirem.

Um ato a favor de Dilma ainda está convocado em Porto Alegre. Em São Paulo, movimentos sociais e centrais sindicais que apoiam o governo disseram ontem que nunca tiveram intenção de fazer manifestação amanhã. Eles afirmaram ter orientado a militância a não participar de atos de violência. E cobraram do governo paulista o mesmo tratamento dispensado a grupos pró-impeachment..

Só dia 18

A Frente Brasil Popular, que reúne 65 entidades, reafirmou que o ato em favor de Dilma ocorrerá dia 18, em São Paulo. Eles pretendem levar Lula e artistas populares para a Avenida Paulista. Ontem de manhã, um ato da Frente em defesa de Lula foi cancelado em razão da chuva.

Os grupos que organizam o protesto a favor do impeachment passaram a usar o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula para arregimentar manifestantes nas redes sociais. Desde anteontem, os movimentos Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL) têm divulgado em seus perfis na internet novos anúncios de convocação para a manifestação explorando a imagem de Lula e o pedido do MP de São Paulo.

Na versão elaborada pelo Vem pra Rua, uma foto de Lula aparece com a frase “Ministério Público pediu a prisão preventiva de Lula. Participe da mega manifestação”.

Postagens relacionadas

9 thoughts on “EVITANDO CONFRONTO – PT desiste de manifestação pró-Dilma no mesmo dia do movimento do impeachment em Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *