Faltam 10 dias para as eleições, lembre o que é proibido na campanha

Neste período de reta final, os candidatos intensificam as mobilizações para atrair os votos dos eleitores

Faltam exatos 10 dias para as eleições, que serão realizadas no dia 7 de outubro. Neste período de reta final, os candidatos intensificam as mobilizações para atrair os votos dos eleitores. A Justiça Eleitoral impõe uma série de regras que devem ser cumpridas na programação. Veja algumas delas:

Na rua

Os candidatos podem realizar carreatas e caminhadas, inclusive com o uso de carro de som, mas os eventos não podem passar das 22h assim como não podem começar antes das 8h.

Quanto aos materiais impressos, é permitida a distribuição de folders e adesivos. Mas não podem ser fixados aqueles maiores que meio metro quadrado.

O uso de bandeiras está liberado, desde que não esteja fixado em local que atrapalhe a mobilidade. O recomendado é que seja usado pelos militantes ou estrutura móvel.

Outdoors estão vetados, assim como o uso de placas fixas, atrapalhando a passagem ou visibilidade.

Na internet

Todo o material de campanha impulsionado deve ser patrocinado diretamente pelo candidato, o partido, coligação ou seus representantes. O cidadão é proibido de pagar por anúncio para qualquer candidato, sujeito a multa e responsabilização do político se o mesmo tiver ciência da irregularidade.

Denúncias

O eleitor pode denunciar as irregularidades por meio do aplicativo Pardal desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Em cerca de um mês, a plataforma recebeu 10.275 denúncias em todo o país.

Nas denúncias feitas pelo aplicativo, devem constar o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além da comprovação do fato relatado, podendo ser fotos, vídeos ou áudios.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *