Famem e Sebrae orientam candidatos a incluirem empreendedorismo nos planos de governo

Em parceria com o Sebrae, a Famem vai disponibilizar a todos os participantes do pleito municipal deste ano o Guia do Candidato Empreendedor, um trabalho sobre oportunidade de crescimento e desenvolvimento ancorado nos pequenos negócios locais. O assunto foi tema de conversa do diretor Superintendente do Sebrae, Albertino Leal, com o secretário geral da Federação, Marcelo Freitas, durante encontro na sede do órgão municipalista do estado, nesta terça-feira (22).

O material, elaborado pelo Sebrae Nacional e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), estará disponível em duas versões: uma, sintetizado com 10 dicas, e uma versão mais detalhada.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae, a intenção é democratizar para o máximo de candidatos o conteúdo do material para que o empreendedorismo seja incluído na pauta dos pleiteantes a prefeito ou vereador. Albertino Leal enxerga como fundamental a visão do empreendedorismo para a geração de emprego e renda nos municípios.

A ideia é fazer com que os candidatos apresentem um programa de governo que reflita esta visão para que a gestão pública deixe de ser refém das urgências e passe a ser protagonista do avanço. As ações se relacionam a setores fundamentais das gestões como saúde, educação, infraestrutura e segurança, entre outras, voltadas para o desenvolvimento dos municípios.

As 10 dicas da cartilha reduzida estão relacionadas a propostas que gerem emprego, mobilize lideranças, desburocratize e simplifique procedimentos, apoie o empreendedor, promova a compra local, inclua o empreendedorismo entre as disciplinas escolares, qualifique quem mais precisa, fortaleça a identidade do municípios, incentive a cooperação e promova inovação e sustentabilidade.

Participaram da reunião na sede da Federação a diretora do departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Famem, Rita de Cássia Neiva, e a gerente de políticas públicas e desenvolvimento territorial do Sebrae, Cristiane Corrêa, e a gerente de marketing e Comunicação do Sebrae, Raquel Araújo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *