Famem reúne gestores municipais para orientar sobre novo Fundeb

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) realizou a palestra “O Novo Fundeb e a organização educacional”, nesta terça-feira (24), no Orienta Consultoria, bairro Renascença. O evento, voltado para gestores municipais, reuniu cerca de 650 pessoas, destas 160 representantes de prefeituras. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica financia ações da educação básica pública no país.

A palestra marca a retomada de eventos presenciais promovidos pela instituição, após dois anos de suspensão de atividades nesta modalidade, por conta da pandemia da Covid-19. Para se subsidiar com informações para repassar aos prefeitos, a Famem procurou o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

O secretário executivo da entidade, Marcelo Freitas, pontuou que o evento é fruto de demandas dos gestores. “Desde dezembro do ano passado, a Famem vem acompanhando as manifestações sobre dúvidas acerca da aplicação do novo Fundeb e essa palestra veio orientar os gestores e sanar essas dúvidas”, afirmou o secretário.

Representando os prefeitos do estado na solenidade, o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, disse que o novo Fundeb é um desafio para os gestores. “Precisamos saber o que significa esse desafio, sobretudo na gestão da educação”, disse, acrescentando que os recursos do fundo representam a maior receita dos municípios atualmente e por isso, devem ser muito bem geridos.

As palestras foram ministradas pelo consultor Hans Mendes e pela especialista em Direito Tributário, Elisângela Louseiro. Na abertura do evento, o presidente da Undime-Maranhão e secretário municipal de Educação de Poção de Pedras, Marcony Pinheiro, considerou a importância de eventos desta natureza para esclarecer gestores e técnicos dos municípios. O evento teve transmissão na internet, pelo canal da Famem.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.