FROZEN, CARNAVAL…Jingles de candidatos em São Luís geram críticas nas redes sociais e no whatsapp

Ouça aqui Jingle de Eliziane Gama

Ouça aqui Edivaldo Holanda Jr – Imitação do ritmo da Frozen

As crianças foram as primeiras a reconhecerem o ritmo da Frozen no jingle
As crianças foram as primeiras a reconhecerem o ritmo da Frozen no jingle

Os  jingles dos candidatos a prefeito de São Luís, aos poucos, estão chegando à imprensa e às redes sociais e com eles várias manifestações e reações em torno deles. O primeiro a causar crítica negativa foi o do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT), que disputa a reeleição, por ter inspiração no ritmo do filme infantil “Frozen” (ouça acima), inclusive, virou motivo de piada na cidade.

O jingle de Edivaldo também lembra o ritmo de um hino de igreja, mas os críticos o identificaram como imitação da música central da Frozen e o que não faltaram, nas redes sociais, foram comentários negativos, o que está levando o marketeiro da campanha, Evilson Almeida, a repensar e a mudar o ritmo principal da campanha pedetista em São Luís.

Jingle sem criatividade, sem efeito de persuasão, sem emoção…imitação, adaptação da música da Frozen, vocal ruim, etc foram algumas das críticas levantadas pelos analistas da internet. No entanto, a música levou Edivaldo a ser um dos nomes mais comentados nas redes sociais nas ultimas horas, porém de forma negativa.

No grupo “Jornalistas Profissionais”, alguns recordaram que os jingles da campanha passada foram melhores, mais impactantes, emotivos, persuasivos, profissionais, etc. E citaram outras campanha com músicas e ritmos que marcaram pelo poder de envolvimento, emoção e persuasão como por exemplo: “É 12, é 12…”, “Agora Vai” e outros tantos, muito bem produzidos. O debate entrou pelas tantas da madrugada, mas valeu uma boa análise sobre os efeitos dessas músicas no eleitor e até no resultado da eleição.

Melhor do que o de Edivaldo Jr e com ritmo próprio, o jingle da candidata do PPS, Eliziane Gama (PPS), no início lento (lembrando hino de igreja) e depois bem alegre e carnavalesco, recebeu elogios, mas também críticas. Poderia enfatizar mais o número, a personalidade da candidata, a proposta, etc. Precisava ser mais persuasivo e emotivo. Mas a produção foi bem mais criteriosa e trabalhada do que a do pedetista (Ouça lá em cima).

Apesar de pouco tempo de TV, apenas 12 segundos, o candidato do PMN, deputado Eduardo Braide, deixou cair nas redes sociais o jingle já com imagens e com cara de primeiro programa eleitoral. A produção é bem dinâmica, emotiva, ritmo de swing, composição boa e massifica bem o nome e o número.

Um bom jingle não deve ser feito de forma amadora, copiando temas, ritmos ou adaptando-se músicas. Tem que ser novo, criativo, ousado mesmo, produzir impacto, força, persuasão, efeito positivo junto ao eleitorado. Deve ser fácil de memorizar, contagiante, etc. O marqueteiro deve acompanhar e determinar a ideia central, os objetivos, o foco, os alvos etc, pautado sempre por um bom breafing e análise.

Na minha opinião, dos três já vistos, o jingle do Braide empolgou mais, tem uma produção mais persuasiva, dentro do que objetiva o marketing. Aguarda-se agora o jingle dos demais candidatos.

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2 thoughts on “FROZEN, CARNAVAL…Jingles de candidatos em São Luís geram críticas nas redes sociais e no whatsapp

  1. Rapaz, o de Edivaldo tá ruim, mas o da irmã tb não tá essas belezuras. Marqueteiros pouco criativos, precisando se reciclar. O desse Braide tá até melhor, mas ele não tem tempo de TV nem pra dizer “meu nome é Braide” hehehehehehehe

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