Governo descarta epidemia de microcefalia no Maranhão

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (16), foi esclarecida a situação do Maranhão em relação à doença
Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (16), foi esclarecida a situação do Maranhão em relação à doença

Após o Governo de Pernambuco decretar estado de emergência devido ao aumento considerável de casos de microcefalia, e de outros estados do Nordeste notificarem novos casos da doença, o governo do Maranhão intensificou os meios de informação e prevenção.

Em média, os casos em Pernambuco não passavam de dez por ano, mas, nos últimos quatro meses, foram confirmados 141 registros. Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (16), foi esclarecida a situação do Maranhão.

No Maranhão não há surto da doença, no entanto, considerando o aumento do número de casos em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças realizou um levantamento para contabilizar os dados dos municípios e fechar o total de casos no estado.

Durante a coletiva, o secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco, detalhou as ações que estão sendo desenvolvidas para evitar o aumento de casos e atualizou os dados sobre a doença. Até agora, foram registrados sete casos da doença no Maranhão, o quantitativo está distante do considerado como quadro de surto pelo Ministério da Saúde.

O secretário Marcos Pacheco destacou como principal mecanismo existente para prevenir a doença um pré-natal bem feito, com acompanhamento médico adequado, além da não exposição ao uso dessas substâncias químicas, como o álcool, por exemplo.

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê, com idade gestacional normal de nove meses, nasce com o crânio menor que 33 cm. A doença está associada a uma má formação congênita ligada a diferentes fatores, como infecção por agentes biológicos, como bactérias e vírus, adquiridas pela mãe, principalmente no primeiro trimestre da gestação, que é quando o cérebro da criança está em formação.

Postagens relacionadas

One thought on “Governo descarta epidemia de microcefalia no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *