Governo do Estado e Eneva irão viabilizar gás natural para uso industrial e veicular no Maranhão

Atualmente o gás natural produzido no estado é utilizado para geração de energia elétrica, no complexo termelétrico da empresa. Foto: Gilson Teixeira/Secap

O secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, anunciou nesta quinta-feira (24) que o Governo do Estado assinou Termo de Cooperação com a empresa Eneva para viabilizar novos usos do gás natural produzido no Maranhão, a partir da cidade de Bacabal.

O Governo e a empresa vêm trabalhando conjuntamente desde 2015 para ampliar a produção de gás natural no Maranhão, visando garantir o uso do gás para indústrias e veículos, em especial transporte de passageiros.

Atualmente o gás natural produzido no estado é utilizado para geração de energia elétrica, no complexo termelétrico da empresa, instalado em Santo Antonio dos Lopes.

A equipe do secretário Simplício e a Eneva vêm discutido as diretrizes do programa Novo Mercado de Gás, uma iniciativa do Governo Federal que busca a implantação de medidas efetivas para ampliar a competitividade do setor de gás natural no país. O Governo do Estado se propôs a adotar tais diretrizes, trazendo maior competitividade e estímulo ao desenvolvimento do mercado local e permitindo o fornecimento dessa riqueza natural também para uso industrial e veicular no Maranhão.

As tratativas sobre usos alternativos passarão por revisões na legislação estadual e adequações para serem consideradas pela Agência Nacional do Petróleo como produção marginal. O Governo do Estado vai enviar nos próximos dias a Assembleia Legislativa do Maranhão os aprimoramentos no marco jurídico e regulatório do Estado.

Construído pela Seinc, o Termo de Cooperação pretende dar viabilidade à oferta de gás natural para uso industrial e veicular a partir da produção no Campo de Morada Nova, localizado em Bacabal.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *