Junho chegou. E cadê os arraiais?

Arraial oficial de São Luís só iniciará na segunda quinzena de junho

Parece que a capital maranhense não vai ter mesmo um São João tão intenso quanto nos anos anteriores. O mês de junho, quem diria, incia sem o colorido da festa folclórica mais tradicional de São Luís, diferente do que acontecia em anos anteriores, quando o rufar dos tambores já se fazia ouvir no 31 de maio ou, no máximo, no primeiro de junho.

Os arraiais oficiais tanto da Prefeitura de São Luís quanto do governo do Estado só iniciam na segunda quinzena de junho, assim como os particulares. Enquanto isso, a cultura perde metade do tão precioso festivo mês, que já atraiu muitos  turistas para a capital maranhense.

Com o governo do Estado, já era tradição mesmo iniciar os festejos só na segunda quinzena. Aliás, este ano, há um complicador, pois o arraial oficial da Lagoa da Jânsen está ameaçado por conta da descoberta de trabalhadores “escravos” no local.

A diferença fica por conta do arraial oficial da Prefeitura que, ao contrário de outros anos, quando se iniciava no máximo no dia primeiro de junho, começará, em 2013, tardiamente, no dia 13 de junho. Retrocesso? Com a palavra o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), jornalista Francisco Gonçalves.

Chico Gonçalves começou fazendo um Carnaval polêmico sem Passarela do Samba e improvisado na Praça  Maria Aragão, o que lhe rendeu críticas e terminou atingindo, injustamente, a imagem do próprio prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, como um gestor que “não  gosta de festas”.

Agora em junho, Chico Gonçalves deixa São Luís sem festa junina durante toda a primeira quinzena de junho. O que pretende o presidente da Func? Atingir e desgastar, mais uma vez, a imagem do prefeito de forma injusta, já que Edivaldo Jr colocou em suas mãos a tarefa de bem fazer e promover a cultura da cidade sem retrocessos e com avanços?

O prefeito é evangélico, todos sabemos e repeitamos, mas Edivaldo é um nato apreciador da cultura e do folclore de São Luís e do Maranhão e tem como objetivo, seguramente, promover e intensificar as manifestações culturais da capital maranhense, portanto Chico Gonçalves, que parece ser o complicador de tudo, e toda a cúpula municipal devem atentar para isso. Fica a dica!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.