Dr Humberto deixa uma grande lacuna na política maranhense. Era uma liderança muito querida

O Maranhão está de luto. Faleceu às 20h40 desta segunda-feira (1° de janeiro), na cidade de Caxias (MA), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT). Há cerca de quatro anos, ele lutava, bravamente, contra um câncer.

O presidente da Assembleia Legislativa veio a óbito em sua residência de Caxias, assistido por sua esposa, Dra. Cleide  Coutinho, companheira de jornada de vida há 50 anos, tendo ao lado familiares e amigos.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, decretou luto oficial e ponto facultativo de três dias.

O VELÓRIO

O corpo do deputado Humberto Coutinho será velado, no primeiro momento, em sua residência, por familiares e amigos mais próximos. Em seguida, será levado para o Ginásio da Facema, localizado ao lado do conjunto habitacional Eugênio Coutinho, para ser velado por populares. Ao final, será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da família, ao lado do Cemitério da Olaria, no bairro Volta Redonda, onde ocorrerá o sepultamento, nesta terça-feira (2), às 10h.

Por determinação do governador Flávio Dino (PC do B), Humberto Coutinho será velado e sepultado com honras de chefe de Estado. Ele ocupou o cargo interino de governador do Maranhão (2016) e estava no exercício da Presidência do Poder Legislativo Estadual quando do seu falecimento.

PERFIL DE LÍDER

Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões, Maranhão. Formado em Medicina, em 1970, pela Universidade Federal da Bahia, desde 1971 começou a exercer a profissão pelo então INSS da cidade de Caxias e na Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, hospital que criou e mantém até hoje, juntamente com sua esposa, a médica e ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho.

Iniciou sua carreira política em 1988 como o vereador mais votado de Caxias, elegendo-se, logo a seguir, em 1990, deputado estadual, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.

Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.

Enquanto prefeito, indicou e apoiou a esposa Cleide Barroso Coutinho como candidata a deputada estadual, eleita em 2006 e reeleita em 2010.

Todas as eleições de Humberto Coutinho sempre tiveram como base eleitoral as cidades de Caxias, Parnarama, São Domingos, Paraibano, Tuntum e Matões. Em 2014, ampliou as suas bases políticas, sendo votado, também, nas cidades de São Mateus, Aldeias Altas, Alexandre Costa e São João do Sóter.

Em 2014, Dr. Humberto, como é conhecido em suas bases eleitorais, retornou à Assembleia Legislativa como o deputado mais votado das oposições, obtendo 67.982 votos.

Ex-prefeito, ex-vereador e deputado estadual, a atividade política de Humberto sempre foi municipalista, trabalhando em perfeito entendimento com os prefeitos e vereadores para ajudar suas bases eleitorais.

Consolidado e reconhecido como grande liderança política do Maranhão, Humberto Coutinho foi eleito, em fevereiro de 2015, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade dos seus pares, para o exercício do biênio 2017/2018.  Em janeiro de 2016, ocupou o mais alto cargo do Maranhão, ao assumir, interinamente, por cinco dias, o Governo do Estado.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *