Luto no jornalismo maranhense: Morre Cunha Santos

Faleceu, aos 69 anos, o jornalista e poeta Cunha Santos, no final da manhã desta quarta-feira (20). Ele passou mal na noite de terça-feira, em sua casa e foi levado ao Hospital Socorrinho e após, transferido para a UPA do Vinhais, com insuficiência respiratória ocasionada por um edema pulmonar, segundo os médicos. Cunha Santos faleceu após duas paradas cardíacas.

O jornalista trabalhou por várias décadas no Jornal Pequeno, sendo considerado de texto impecável, crítico e afiado. Como poeta e escritor, deixa sua marca no segmento maranhense. É autor de vários livros.

Nascido em Codó, em 10 de novembro de 1952, Cunha Santos é hoje reconhecido como um dos mais importantes e expressivos autores contemporâneos do Maranhão. Filho de Durval Cunha Santos e Josefina Alvin de Medeiros -, J.M. Cunha Santos herdou deles a sensibilidade com as questões sociais, que materializou no jornalismo e na sua poesia.

Na lista de suas produções literárias está “Meu Calendário em Pedaços” – seu primeiro livro; “O Esparadrapo de Março”, “A Madrugada dos Alcoólatras”, “Paquito, o Anjo Doido”, “A Comunidade Rubra” e “Odisséia dos Pivetes”. Cunha Santos estava escrevendo mais um livro, intitulado “Terceiro Testamento”, que com sua morte, fica incompleto.

O velório de Cunha Santos será a partir das 19h, na Pax da Rua Grande.

 

Nota de pesar:

A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta, profundamente, o falecimento do jornalista, poeta e escritor Cunha Santos, 68 anos, ocorrido na manhã desta quarta-feira (20), em São Luís. Ele deixa uma imensa lacuna na imprensa maranhense com o seu reconhecido talento.

Autor de vários livros, Jonaval Cunha Santos notabilizou-se na imprensa maranhense com passagem em diversos jornais. Atuou na assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, onde também presidiu o Comitê de Imprensa da Casa em diferentes gestões. Atualmente, era assessor da Secretaria de Segurança do Estado.

Neste momento de profunda dor, a Assembleia Legislativa presta condolências e solidariza-se com familiares e amigos de Cunha Santos, para que superem a dor da imensurável perda.

Deputado Othelino Neto
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Edwin Jinkings
Diretor de Comunicação Social da Assembleia

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *