Maranhão cria rede regional de ambulatórios para pacientes com coronavírus

O objetivo principal dos ambulatórios é evitar que pacientes com sintomas leves fiquem em situação mais grave

A rede estadual pública de saúde no Maranhão abriu, nas últimas semanas, ambulatórios exclusivos para pacientes com coronavírus. As unidades estão espalhadas pelas regiões do Estado. 

O objetivo principal dos ambulatórios é evitar que pacientes com sintomas leves fiquem em situação mais grave. E, consequentemente, evitar internações. 

Funciona assim: os pacientes são encaminhados por unidades de saúde até o ambulatório. Lá, passam por triagem com enfermeiros. Em seguida, vão para o consultório médico, onde são pedidos exames laboratoriais e de imagem. 

Depois dos resultados, o médico define que tipo de medicamento é preciso. Os remédios são oferecidos pelo próprio ambulatório. O paciente entra, então, em tratamento domiciliar. 

A primeira unidade foi aberta em São Luís, anexo ao Hospital Carlos Macieira, no mês passado. O ambulatório recebe pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São Luís. 

Ou seja, a orientação é que os pacientes não vão diretamente até lá. As UPAs continuam sendo a porta de entrada para o atendimento.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *