Maranhão tem o maior índice de abertura de novas empresas dos últimos oito anos

Em 2017, a abertura de novas empresas estimulou o empreendedorismo no Estado. De acordo com levantamentos, foram 31.499 novos empreendimentos registrados na Junta Comercial do Maranhão (Jucema). O número, comparado a 2014, é o maior dos últimos oito anos e reflexo de incentivos do programa Empresa Fácil e da redução da carga tributária para microempresas promovidos pelo Governo do Maranhão.

Segundo dados da Jucema, as atividades que mais contribuíram com os novos registros foram o Comércio varejista de vestuário e acessórios (13.729); Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (8.205); e o Comércio varejista de calçados (5.946).

Atualmente existem 288.633 empresas com cadastro ativo no Maranhão. O número de microempresas hoje representa 39% do total, seguido do microempreendedor individual (MEI), 35%.

Outro programa que incentivou a instalação e o desenvolvimento de micro e pequenos negócios foi o “Juros Zero”, que estimula a movimentação da economia local e criação de vagas de trabalho. Quem aderir ao programa, pode solicitar empréstimo de até R$ 20 mil; e a cada pagamento das parcelas dentro do prazo, os juros são imediatamente devolvidos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *