Mateus ignora feriado dos comerciários e mantém supermercados abertos

Hoje é o Dia dos Comerciários. Na data, os comércios são fechados e os trabalhadores podem ter uma folga do trabalho e estar com suas famílias. Porém, a rede de supermercados Mateus ignorou esse feriado, dado por lei, e manteve todas as suas lojas abertas.

A burla à data foi garantida a partir de um acordo entre a empresa e o Sindicato dos Comerciários. Para o trabalhador, um acordo nada vantajoso, considerando que deveria ter seu dia de descanso respeitado. Isso sem contar os direitos trabalhistas concedidos pela rede Mateus, que não condizem com a realidade do trabalho: o ticket-alimentação, por exemplo, é de apenas R$ 102, não suficientes para refeições decentes, ao logo do mês.

Já é prática do Grupo Mateus manter-se funcionando em períodos festivos e até com extensão do horário. Uma prova foi durante a pandemia, que mesmo nos momentos críticos, a rede manteve o funcionamento normal. Isso, se fazendo valer dos decretos do Governo do Estado que mantinham comércio de alimentos fora dos lockdows. Não à toa, o dono, Ilson Mateus Rodrigues, é um dos empresários mais ricos do Brasil. Enquanto isso, seus milhares de funcionários trabalham dia e noite, com remuneração aquém dos seus esforços, para que Mateus mantenha essa posição.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *