Movimento no transporte público reduz em 85% e mostra adesão popular às medidas do lockdown

A suspensão total de serviços não essenciais e redução da circulação na região tiveram início no dia 5 e prosseguem até dia 14 deste mês.

Reduziu em 85% a circulação de passageiros no sistema de transporte público da Região Metropolitana de São Luís. O índice reforça o resultado positivo das ações de fiscalizações, monitoramento e educativas, promovidas pelo Governo do Estado, e constata a contribuição da população no cumprimento das medidas determinadas pelo lockdown. O índice é fruto de levantamento conjunto do Governo e prefeituras. A suspensão total de serviços não essenciais e redução da circulação na região tiveram início no dia 5 e prosseguem até dia 14 deste mês.

No transporte urbano, de circulação nos municípios, e também no semiurbano, de circulação entre os municípios, foi registrada a redução de passageiros. No urbano, a média diária de passageiros, que era de 470 mil, caiu para 70 mil, indicando 85% de queda de movimentação neste sistema. No semiurbano, a média de 170 mil por dia diminuiu para cerca de 26 mil, representando 84,4% de menos movimentação. Ou seja, de uma média de 600 mil passageiros nos dois sistemas, com o lockdown diminuiu para, aproximadamente, 90 mil, gerando a redução geral de 85%.

O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Lawrence Melo, avaliou como positivos os números em relação aos objetivos de combate à pandemia do coronavírus na Ilha de São Luís. “Os números de redução do sistema urbano e semiurbano são equivalentes e significa que as medidas estão sendo efetivadas, tendo eficácia e, deste modo, reduzindo a possibilidade de transmissão do vírus. Essas medidas dizem respeito à preservação da capacidade operacional da rede de saúde e das vidas dos maranhenses”, pontuou Melo.

A população entendeu o objetivo e a importância do isolamento social, enfatizou o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Isarel Pethros. “O principal objetivo neste momento é de orientação e disciplinamento, conscientizando a população de que as ações desenvolvidas pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, têm como único objetivo proteger a vida de todos”, reforça o gestor.

No transporte semiurbano, uma série de medidas são realizadas pela MOB, entre estas, o transporte apenas de passageiros sentados nos coletivos, redução do número de ônibus, permanência das janelas abertas e antes de cada viagem é feita limpeza dos veículos com água e sabão ou álcool 70%. Equipes da SMTT, com o apoio da Polícia Militar, seguem com barreiras nos principais pontos de tráfego.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *