Ricardo Murad anuncia unidades de emergência para desafogar hospitais

Ricardo Murad explicou à Imprensa como funcionarão os "geralzinhos"
Ricardo Murad explicou à Imprensa como funcionarão os “geralzinhos”

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (29), o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, anunciou a instalação de unidades avançadas e especializadas em traumas e cirurgias de emergência no Maranhão com o objetivo de desafogar a grande demanda dos hospitais do Estado, como os Socorrões. Inicialmente, a meta é implantar, a partir do mês de maio, três centros desses em São Luís: VIla Luizão, Vila Palmeira e Maiobão.

As unidades funcionarão como sucursais do Hospital Geral e já foram apelidadas pelo próprio Ricardo Murad de “geralzinhos” com a missão de atender casos emergenciais, inclusive com cirurgias menos complexas, para evitar que as pessoas se desloquem para hospitais  como os Socorrões e outros.

“Quando essas unidades forem implantadas em São Luís, os pacientes nem vão querer mais ir para os socorrões”, disse Ricardo Murad em um clima bastante descontraído com a Imprensa.

Unidade de Matões

Durante parte da manhã, Ricardo Murad reuniu-se, em seu gabinete, com prefeitos e secretários de Saúde de 12 municípios para tratar do funcionamento da unidade avançada do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) que será inaugurada nesta sexta-feira (31) em Matões do Norte.  Será mais um centro do Programa Saúde é Vida sob gestão estadual e o primeiro modelo deste novo projeto anunciado.

Prefeitos e secretários municipais de Saúde de Anajatuba, Arari, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim, municípios inseridos no projeto das unidades, foram convidados para a reunião. Na pauta, a regulação de pacientes daquela região, a partir da inauguração da unidade de Matões do Norte.

Ricardo Murad explicou aos gestores municipais como será o funcionamento das unidades avançadas, sucursais do Hospital Geral, com centro cirúrgico funcionando 24 horas por dia.

Postagens relacionadas

6 thoughts on “Ricardo Murad anuncia unidades de emergência para desafogar hospitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.