Nova diretoria da CNM solicita esclarecimentos sobre cortes do Fundeb

Na última segunda-feira (31), o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, Erlanio Xavier, tomou posse como 2º Tesoureiro do Conselho Diretor na nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A chapa elegeu como presidente Paulo Ziulkoski, que recebeu 1.961 votos favoráveis (98,6%).

A cerimônia aconteceu em Brasília e contou com a presença de membros do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais.

Em um dos primeiros atos da nova gestão, Paulo Ziulkoski encaminhou ofício ao presidente do FNDE, Marcelo Lopes, solicitando esclarecimentos acerca do ajuste nas contas do Fundeb.

Prefeituras do Maranhão tiveram queda substancial no repasse, o que pode gerar paralisação do setor de educação.

No primeiro momento em que o problema foi detectado, o Ministério reconheceu o erro no cálculo dos repasses efetuados pela União. Os prefeitos reclamam da falta de esclarecimento antecipado sobre os ajustes, que tem causado grande impacto no planejamento das ações educacionais.

Em parceria com a CNM, a Famem tem feito pleitos para tornar sem efeito os ajustes, assegurando o estorno dos recursos nas contas do Fundeb até que se tenha entendimento mais claro sobre a situação.

 

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *