O risco eleitoral que corre Eliziane Gama…

Projeto de Eliziane pode levá-la ao ostracismo político
A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) corre um sério risco eleitoral com a possível candidatura ao governo do Maranhão em 2014. O projeto parece ser ousado, mas, na verdade, é arriscado para uma parlamentar que, no momento, tem um potencial político gerado, sobretudo, pelas últimas eleições municipais, quando disputou a Prefeitura de São Luís, diga-se com mandato na Assembleia Legislativa, e ficou em terceiro lugar.

Uma vez na disputa pelo governo, se não for eleita ficará sem mandato, sem tribuna e, consequentemente, perderá o controle do PPS. E numa visão futurística, em 2016, nas eleições municipais, não terá mais as mesmas condições de encarar as urnas na corrida pela Prefeitura de São Luís, que é um de seus planos. Trocando em miúdos, cairia no ostracismo como tantos que já passaram pela política maranhense. 

No momento, uma candidatura de Eliziane Gama ao governo interessa muito ao grupo Sarney que tem como estratégia política enfraquecer o pré-candidato do PCdoB, Flávio Dino, em São Luís, onde a deputada, que disputou a Prefeitura na eleição passada, ainda fatura com os reflexos da campanha que fez como bem mostrou a pesquisa DataM de setembro que acoloca em segundo lugar em uma simulação com os eleitores da capital maranhense. Bom frisar que aquela avaliação se restringiu apenas a uma cidade, mesmo que seja o maior colégio eleitoral do Estado. 

Eliziane, então sem se dar conta ou consciente de tudo, parece dar asas aos planos do grupo Sarney que enxerga na deputada uma alternativa de arrancar votos de Flávio Dino no maior colégio eleitoral maranhense para favorecer o pré-candidato governista, Luís Fernando Silva, que está em larga desvantagem em todos os cenários avaliados em pesquisas.

Não estou querendo dizer, com isso, que Eliziane Gama esteja de conluio com o grupo Sarney. Longe disso. Não é a deputada que o atual comando do Palácio dos Leões quer ver na cadeira número 01, tanto que a intenção é apenas insuflar a candidatura da deputada no eleitorado São Luís pelo fator “Flávio Dino”. Para o interior do Estado, a estratégia é outra.

Com um potencial político promissor, Eliziane deve amadurecer essa ideia de candidatura ao governo do Estado no ano que vem. Melhor parece ser disputar uma vaga à Câmara Federal com fortes chances de ser eleita e, com esse cacife, mandato garantido, partido e tribuna, entrar na disputa pela Prefeitura de São Luís em 2016 sem nada a perder. Caso contrário, já alertei aqui, “carcará pega, mata e come”, como bem diz a conhecida música do saudoso João do Vale.

Postagens relacionadas

One thought on “O risco eleitoral que corre Eliziane Gama…

  1. Feliz e oportuna avaliação. Parece que a Carismática Deputada Eliziane Gama andou lendo seu site e se o fez, foi em boa hora. Parabéns pelas considerações. Virei fã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.