Odonto Company pode prejudicar centenas de clientes que precisam declarar IR em São Luís

A clínica Odonto Company, espalhada em várias regiões de São Luís, pode gerar prejuízo a centenas de clientes que precisaram comprovar gastos com serviços odontológicos e mensalidades do plano em 2020. A empresa está emitindo notas fiscais datadas deste ano de 2021, quando deveria fornecer a comprovação dos pagamentos do ano passado.

Não se sabe os verdadeiros motivos que fazem a Odonto Company omitir a comprovação dos serviços feitos e mensalidades do plano em 2020 como mandam as autoridades fiscais. Todos os planos já disponibilizam, normalmente, para os clientes as informações e comprovações no último mês do ano ou, no máximo, em janeiro ou fevereiro para que os mesmos possam realizar a declaração do Imposto de Renda.

A empresa vinha retardando e se recusando a fornecer a comprovação, referente a 2020, por meio de seu atendimento que nunca apresentava uma resposta ou solução plausíveis, e centenas de clientes tiveram que enviar suas declarações com as informações, de boca, fornecidas sem a devida documentação. No entanto, correm o risco de cair na malha da Receita Federal, pois a Odonto Company está emitindo a nota como se os gastos tivessem sido feitos em 2021.

Esta editora, que vus fala, é uma das clientes da Odonto Company que teve muita dificuldade em reunir a comprovação legal e fiscal para o IR. Desde o início de março, comecei a pedir o documento para declarar o IR e só me enviaram, depois de quase dois meses de espera e insistência, a nota fiscal, datada de 2021, que não comprova os gastos efetuados em 2020.

Enquanto a empresa não emitia a comprovação, boa parte dos clientes fez a declaração do IR com base nas informações informais  fornecidas pelo atendimento da clínica sobre os gastos de 2020. Ou seja, sem a comprovação oficial referente a 2020, muitos poderão cair na malha e ser prejudicados.

Na quinta-feira (21), após dois meses de espera, consegui falar com a gerência, na loja, que me forneceu um recibo manual e carimbado, dando conta dos gastos ou serviços prestados em 2020. Segundo ele, “não é possível mais emitir a nota dos serviços com data de 2020”.

Que as autoridades competentes abram o olho em relação à prática fiscal da Odonto Company em São Luís. O normal e necessário seria a disponibilização natural e prática da comprovação no final do ano ou, no máximo, até o mês de fevereiro.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *