Operação da Polícia Federal mira tráfico de pessoas no Maranhão

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quarta-feira (09), operação de combate ao tráfico de pessoas e contra atividades com as condições análoga à de escravo. Batizada de Falsas Promessas, a ação cumpre mandados de busca e apreensão, emitidos pela Justiça Federal de São Luís e Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul.

A operação investiga situação de suposto tráfico de pessoas em que 21 trabalhadores maranhenses foram aliciados com promessa de trabalho e estavam em condições análogas à escravidão, no Rio Grande do Sul.

Segundo a polícia, os empregadores simularam a assinatura de contrato, que teria qualquer validade perante a construtora. Os empregados eram obrigados a assinar novo contrato, com desvantagens trabalhistas e se recusassem, deveriam pedir demissão e assim, não teriam direitos a receber.

As vítimas também foram enganadas quanto ao recebimento de valor adicional por produção. As metas estipuladas pelo empregador eram inalcançáveis.

Os suspeitos pelos abusos trabalhistas podem responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à escravidão e de tráfico de pessoas, dentre outros. As penas somam mais de 16 anos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *