Brasil 247

Caso de Pedrinhas tem repercussão nacional e internacional
Caso de Pedrinhas tem repercussão nacional e internacional

Diante da crise de violência e no sistema carcerário do Maranhão, o Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), divulga uma carta aberta à população sobre as ocorrências no presídio de Pedrinhas, a condição política maranhense e a situação carcerária do Brasil.

O texto, assinado por movimentos sociais, acadêmicos, juristas e personalidades brasileiras, lembra que o presídio de São Luís não é exceção no cenário do País, que “possui como marca a superlotação generalizada de suas unidades prisionais, acrescido de um sem limite de precariedades institucionais”.

De acordo com a carta, a tragédia de Pedrinhas serve para reacender discussões de fundo sobre “como o domínio político e econômico das oligarquias é um ponto fulcral de todo o quadro de desigualdade que culmina com a seleção de clientela do direito penal”. O objetivo deve ser, de acordo com os acadêmicos, fazer com que Pedrinhas e Carandiru (SP) virem “retratos de um passado superado”.

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA AQUI

Postagens relacionadas

11 thoughts on “Pedrinhas, o Maranhão e a tragédia carcerária…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.