Pela primeira vez, mortes de pessoas abaixo de 60 anos por Covid superam as de idosos

Desde o início da pandemia, as mortes por Covid-19 entre crianças, jovens e adultos superaram o número de óbitos de pessoas a partir de 60 anos. Segundo especialistas, a vacinação em idosos é a principal causa para a queda de mortes.

Os dados são dos cartórios de registro civil do país, responsáveis pelas certidões de óbito. Os números mostram que entre 30 de maio e 5 de junho, 53,6% das vítimas da Covid-19 tinham menos de 60 anos. Na semana anterior, a porcentagem era de 49%, maior até então.

O número absoluto ainda pode crescer devido a inserções de dados com atraso, mas o percentual por faixa etária não deve ser alterado. Para efeito de comparação, na última semana antes do início da vacinação no país, entre 10 e 16 de janeiro, 77,5% das mortes registradas foram de vítimas com 60 anos ou mais e apenas 22,5% entre jovens e adultos.

Entre idosos com mais de 80 anos, a redução das mortes por Covid-19 foi ainda maior. Em 2020, eles representaram 30% dos óbitos, mas na última semana o número foi de 13,7% do total de mortes pela doença.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *