Pela primeira vez, seis mulheres serão candidatas a vice-prefeita em São Luís

Após a realização das convenções que oficializaram as candidaturas a prefeito em São Luís, seis mulheres foram anunciadas como candidatas a vice-prefeitas da capital maranhense, fato inédito desde as eleições dos últimos anos.

Diante do protagonismo e representatividade que as mulheres vêm assumindo na política, elas têm ampliado cada vez mais o debate a respeito de questões que foram silenciadas durante anos.

As mulheres escolhidas pelos candidatos a prefeito, em sua maioria, são mulheres que possuem um histórico de luta em favor das causas que acreditam.

Val Nascimento, de apenas 25 anos, é concursada na Polícia Militar do Maranhão, mas não nomeada. Formada em Fisioterapia, possui faixa preta em judô e faixa azul em jiu-jítsu. A jovem é candidata a vice-prefeita na chapa de Adriano Sarney (PV).

O deputado e candidato a prefeito Eduardo Braide (Podemos), escolheu como candidata a vice em sua chapa a professora Esmênia Miranda, graduada em Geografia e História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), e professora do Colégio Militar Tiradentes. Ela também é cabo da Polícia Militar, onde ingressou em 2007, e trabalhou no CAPS da Polícia Militar e no setor de Equoterapia da corporação para pessoas com deficiência.

Como companheira de chapa, o candidato a prefeito Neto Evangelista escolheu a assistente social Luzimar Lopes (PDT). Luzimar tem 48 anos, é mãe de quatro filhos, moradora do Coroadinho desde sua fundação, e militante antiga do PDT.

A Porta Voz do Rede Sustentabilidade no Maranhão, Janicelma Fernandes, é candidata a vice-prefeita na chapa do jornalista Jeisael Marx. Janicelma é pedagoga e vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de São Luís. Natural de Presidente Dutra, a candidata recebeu o título de Cidadã de São Luís no ano passado em reconhecimento aos seus serviços prestados na área de proteção à criança e ao adolescente na capital.

O deputado Duarte Júnior (Republicanos), também candidato a prefeito, anunciou como sua vice a advogada Fabiana Vilar. Presidente municipal do Partido Liberal (PL), Fabiana atuou durante 10 anos na área de gestão municipal no interior do Maranhão e também foi secretária de Estado da Agricultura.

Já o deputado Bira do Pindaré (PSB), escolheu como vice a jornalista Letícia Cardoso. Militante dos movimentos sociais com forte atuação na cultura, Letícia também atua nas causas ligadas aos direitos humanos, feminismo e às minorias sociais, além de ser coureira do Tambor de Crioula de mestre Felipe.

Postagens relacionadas

One thought on “Pela primeira vez, seis mulheres serão candidatas a vice-prefeita em São Luís

  1. Boa noite,
    Morei no Estado do Maranhão, por um breve período, onde fui professor da UFMA no campis de Imperatriz
    Sempre admirei a garra da mulher maranhense e, hoje, viajando pelo Brasil devido aos meus compromissos profissionais de empresário, sempre cito esse aspecto da mulher maranhense.
    .Vocês (mulheres) podem pecar por excesso, mas jamais por omissão.
    A todos , também as candidatados ao legislativo municipal, sucessos que vocês são merecedores deles.
    Sempre que posso e meu tempo permite, Sílvia Tereza, acompanho com carinho teu blog, porque faz recordar meu tempo de Maranhão onde aprendi muito mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *