PESQUISA CONCEITO – Flávio Dino segue liderando e Hilton Gonçalo encosta em Eliziane Gama

Flávio Dino tem 53,4% segundo instituto Conceito
Flávio Dino tem 53,4% segundo instituto Conceito
Ex-prefeito de Santa Rira, Hilton Gonçalo, já aparece em empate técnico com Eliziane
Ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, já aparece em empate técnico com Eliziane

O Jornal Pequeno publicou, na edição deste domingo (29), a última pesquisa do  Instituto Conceito deste ano sobre o cenário da disputa pelo governo do Maranhão em 2014. Segundo os números, o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Flávio Dino (PC do B), lidera a disputa, na  estimulada, com 53,4% dos votos, seguido pelo candidato do grupo Sarney, o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva (PMDB), que aparece com 20,5%.

Na pesquisa do Conceito, a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) aparece com 7% dos votos, empatada tecnicamente com o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PDT), com 6,2%. É a primeira vez que isso acontece, em um quadro favorável ao pedetista.

Votos nulos contabilizam 4,1% e outros 8,8% ainda não sabem em quem votar ou não responderam ao questionário. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 06 e 12 de dezembro. O Instituto Conceito adotou amostra estratificada por cotas, com o total de 1940 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto de 38 municípios escolhidos de forma aleatória, porém incluindo as quinze cidades mais populosas do Estado.

cenarioeleitoral

Cenário se repete na pesquisa espontânea

Na espontânea, quando o eleitor não é estimulado a optar por nenhum nome, Flávio Dino também lidera  com 37,5%, seguido por Luís Fernando com 10,1%,  Eliziane Gama aparece com 2,8% e Hilton Gonçalo tem 1,4%.

Foram votados também na espontânea: Edson Lobão (PMDB) 1%; João Castelo (PSDB) 0,6%; Zé Reinaldo (PMDB), João Alberto (PMDB) e Tadeu Palácio (PPS) todos com 0,3%,  Marcos Silva (PSTU) com 0,2% e Dutra e Roberto Rocha com 0,1%. Nenhum: 0,6% e Não sabem ou Não responderam 39,7%.

Luís Fernando tem maior rejeição 

Luís Fernando Silva, o candidato da governadora Roseana Sarney, lidera o índice de rejeição nas eleições 2014 de acordo com a pesquisa do Instituto Conceito.

O levantamento aponta que na pesquisa estimulada, quando a pergunta é “Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum para governador do Maranhão?”, Luís Fernando aparece com 38,9% da rejeição, seguido de Flávio Dino com 21,6%; não sabem ou não responderam somam 39,5%.

Aprovação do governo Roseana é de apenas 44,3%

O Instituto Conceito ainda mediu o índice de aprovação do governo Roseana Sarney que se encerra em 2014.

Entre os entrevistados, 45,7% aprovaram a administração estadual, enquanto que 44,3% reprova. Não sabem ou não responderam somam 10%.

Postagens relacionadas

10 thoughts on “PESQUISA CONCEITO – Flávio Dino segue liderando e Hilton Gonçalo encosta em Eliziane Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.