Pesquisa Econométrica/TV Guará também mostra vitória de Flávio Dino no primeiro turno

A Econométrica ouviu 1.407 pessoas de todas as seis regiões do Maranhão

Mais um instituto de pesquisas divulgou seus números, na manhã deste sábado (1°), para a disputa ao Governo do Maranhão. Encomendado pela TV Guará, o Instituto Econométrica também aponta a vitória do governador Flávio Dino (PCdoB), no primeiro turno.

No cenário que é apresentado todos os candidato ao pesquisado, o atual governador tem 53,1% das intenções de voto, seguido por Roseana Sarney (MDB), com 28,8%. Em terceiro lugar vem o senador Roberto Rocha (PSDB), com 3,7% e Maura Jorge (PSL), tem 2,1%. Os candidatos Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL) não somaram um por cento dos entrevistados.

Os brancos e nulos somam 6,6%, os que não sabem ou não responderam 4,9%.

Quando analisados apenas os votos válidos, o governador Flávio Dino pontua 60% das intenções de voto, contra 32,5% da ex-governadora Roseana Sarney. O senador Roberto Rocha aparece com 4,2%, enquanto Maura Jorge soma 2,4%. Ramon Zapata e Odívio Neto não ultrapassaram 1%.

Segundo turno

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre um possível segundo turno, nos dois cenários o governador Flávio Dino venceria a eleição em ambos.

Caso enfrentasse a ex-governadora Roseana Sarney, Flávio Dino teria 56,3% contra 30,8% da candidata. Brancos e nulos somam 8,2% e não sabem ou não responderam 4,7%.

Com Roberto Rocha no Cenário, Dino foi citado por 63,3% dos entrevistados enquanto o senador teria 17,3%. Brancos e nulos somam 13,1% enquanto os que não sabem ou não responderam chegam a 6,3%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados citam livremente os candidatos em que votam, Flávio Dino foi o mais bem colocado com 37% das citações seguido por Roseana Sarney com 16,1%. Roberto Rocha fica em terceiro com 1%.

Maura Jorge e Ramón Zapata aparecem com menos de 1%, já Odívio Neto não foi citado por nenhum dos entrevistados. Bancos e nulos somaram 4%, já o número de que não sabem ou não responderam chegou a 40%.

Rejeição

A ex-governadora Roseana Sarney lidera com 47,1% no quesito rejeição, seguida por Roberto Rocha com 26,3% e Flávio Dino com 23,4%.

Maura Jorge foi citada por 19,5%, Ramon Zapata por 17,3% e Odívio Neto por 12,7%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam chegam a 12,1%.

Aprovação

O Governo de Flávio Dino foi aprovado por 65,2% dos entrevistados contra 31,1% dos que não aprovam a sua gestão. Apenas 3,7% não sabem ou não responderam sobre a aprovação do governo.

Ao todo, a Econométrica ouviu 1.407 pessoas de todas as seis regiões do Maranhão. A pesquisa foi realizada no período entre 21 e 25 de agosto e foi registrada no TSE sob o número MA-08877/2018. O intervalo de confiança é de 95% com uma margem de erro de 2,61%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *