Pesquisas que passaram longe do resultado do primeiro turno em São Luís merecem alguma credibilidade?

pesquisas1310

joaquim-haickel

Mal acabaram de errar drasticamente o resultado do primeiro turno das eleições em São Luís e os mesmos institutos – achando, naturalmente, que o eleitor da capital maranhense já esqueceu a derrapada de cada um – já se apresentam com pesquisas e mais pesquisas que têm ou vão ter números totalmente discrepantes.

A Escutec, do empresário Fernando Júnior, que mantém ligações com o candidato Eduardo  Braide (PMN), saiu na frente, claro, que colocando o deputado como líder, acima do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT) que disputa a reeleição. Mas o eleitor não esqueceu que esse instituto foi um dos que mais errou, perdendo apenas para o Ibope que foi o que não passou nem perto do resultado.

Vejo, estarrecida, os números da Escutec “causando” entre determinados comunicadores como se o instituto tivesse, pelo menos, passado perto do resultado do primeiro turno. Ficou muito longe da realidade, garantindo (dando como certo e definido) o candidato do PP, Wellington do Curso, no segundo turno.

O Ibope, que não acertou absolutamente nada do resultado das eleições em São Luís, no primeiro turno, já teve coragem de registrar pesquisa para o segundo turno também e deve está divulgando os números por esses dias. Inclusive, o assunto dominou várias conversas, nesta quinta-feira (13), no Twitter, e o ex-deputado Joaquim Haickel colocou em suspeição os institutos, entre eles o Ibope.

A Econométrica foi outro instituto que, praticamente, empatou com o Ibope em erros e já tem pesquisa registrada para este segundo turno. Daqui e dali, os formadores de opinião já estimam e dão como certos até os resultados a serem divulgados pelos institutos.

Data M e Exata

A Data M também deve está divulgando números do segundo turno em São Luís nos próximos dias. Agora, esse instituto errou em não ter enxergado o segundo turno, porém foi o que mais se aproximou do resultado das eleições, já que foi o único a evidenciar a tendência de crescimento de Eduardo Braide, ultrapassando a deputada e candidata do PPS, Eliziane Gama, e a própria derrocada da pepessista que, já vinha caindo muito, e terminou em quarto lugar, assim como apontado pela empresa.

Na verdade, a única empresa, que estava realizando pesquisas em São Luís, e que não errou o resultado da eleição foi a Exata, pelo simples fato de não ter divulgado o resultado da última sondagem realizada no primeiro turno. Até hoje, não se o porquê.

A Prever foi outra, que também erou feio o resultado do primeiro turno, e que não passou nem perto do que se consumou nas urnas, mas o instituto já tem sondagem encaminhada para este segundo turno.

Agora, a pergunta que não quer calar: Pesquisas que passaram bem longe do resultado das eleições merecem credibilidade para você?

Acho que o eleitor de São Luís tem um perfil diferente. Ele não se influencia por pesquisas, principalmente, em segundo turno. Ele vai e vota, segundo suas convicções, aposta  e aguarda o resultado. A cada ano, esse eleitorado se mostra mais exigente e indiferente a esses números de institutos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *