PF estoura esquema de fraude com financiamentos imobiliários no Maranhão

G1

policia federal

A Polícia Federal deflagrou a Operação Cartago na manhã desta segunda-feira (18), que tem como objetivo desarticular um esquema fraudulento de financiamento de imóveis da Caixa Econômica Federal, no Maranhão, que totaliza movimentação superior a R$ 500 milhões. Policiais cumpriram mandado na empresa de engenharia Dimensão e em outros pontos denunciados.

De acordo com informações da PF, 121 policiais federais participaram da operação, que consiste no cumprimento de 44 mandados judiciais, sendo 19 de busca e apreensão, 18 de condução coercitiva e sete comunicações de suspensão da função pública.

A investigação verificou que empregados da Caixa criaram empresas fictícias em nome de parentes para serem contratadas pela instituição financeira para prestar serviços como correspondentes bancários imobiliários.

Segundo a PF, foram montados escritórios de atendimento no interior das agências bancárias, com espaço físico, mesas, cadeiras e até computadores da Caixa. Os empregados das empresas chegaram a ter acesso às senhas restritas aos funcionários da instituição financeira.

Os suspeitos de envolvimento podem responder pelos crimes de gestão fraudulenta, estelionato, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos e sonegação.

O nome da operação faz alusão à queda da cidade de Cartago, que sucumbiu em decorrência da corrupção da aristocracia da cidade, durante a Terceira Guerra Púnica.

Postagens relacionadas

18 thoughts on “PF estoura esquema de fraude com financiamentos imobiliários no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *