Polícia investiga três grupos suspeitos de estarem aplicando golpes com whatsapp de autoridades no Maranhão

Vários deputados estaduais e autoridades têm sido vítimas de quadrilhas especializadas em clonagem de números de celular no Maranhão. Os bandidos usam sempre as mesmas estratégias e se aproveitam da lista de contatos para pedir transferências em dinheiro.

Até o momento, segundo informações da Polícia, três quadrilhas estão sendo investigadas pela prática do crime no Maranhão. Mesmo sendo uma prática comum contra a classe política, todos os cidadãos estão expostos a esse risco.

Em reunião com o diretor do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, Odilardo Muniz, o chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão, coronel Marcelo Jinkings, cobrou medidas para reforçar o combate a crimes tecnológicos no Estado, dentre eles a clonagem de whatsapp.

Segundo o coronel, foi feito um mapeamento das vítimas que fizeram transferência de valores. Com a medida, alguns integrantes de quadrilhas foram localizados e presos.

De acordo com informações do delegado Odilardo Muniz, o foco dos bandidos tem sido a classe política, que tem tido a linha telefônica e o whatsapp clonados pelos gostas na internet. Na ação, os criminosos invadem contas do WhatsApp para subornar amigos e familiares das vítimas, solicitando transferências de recursos financeiros.

A primeira orientação da polícia para a população é sempre desconfiar e não deixar dados pessoais salvos (CPF, RG, endereço, números de cartão) em sites, redes sociais, blocos de anotações virtuais e no histórico de conversas do aplicativo. Se a pessoa percebeu que o aplicativo no seu celular foi clonado, ela deve imediatamente desinstalar o APP. Em seguida, a vítima deve aguardar alguns instantes e reinstalar a ferramenta; somente após receber um novo código de acesso, deve-se tentar restaurar o aplicativo.

Ao perceber o golpe, a vítima deve comunicar aos seus contatos do aplicativo através de outro número e telefone que o App foi clonado, pois os criminosos costumam se passar pela vítima com mensagens de pedido de ajuda.

Outra orientação às vítimas é para que registrem o boletim de ocorrência, pois através deste comunicado oficial, as forças de segurança podem identificar e elaborar ações enérgicas para combater a prática criminosa.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *