Por que o PT nacional não quer maior vínculo com Lobão Filho?

Executiva nacional do PT não quis, de forma alguma, criar vínculo com Lobão Filho, e proibiu indicação de vice-governador na chapa do PMDB
Executiva Nacional do PT não quis, de forma alguma, criar vínculo com Lobão Filho e proibiu indicação de vice-governador na chapa do PMDB no Maranhão, mesmo reiterando apoio e presença na aliança

A reafirmação da Executiva Nacional do PT em não querer criar vínculo forte com o candidato do PMDB ao governo do Maranhão, Edison Lobão Filho, caiu como um “balde de água fria” para o grupo Sarney neste último final de semana. Com a atitude, a cúpula petista se sustenta na coligação para manter a palavra e a formalidade, mas rejeitou, formalmente e publicamente, qualquer laço maior de envolvimento, como a indicação do vice-governador na chapa encabeçada por Lobinho.

O que nos salta aos olhos é que a Executiva Nacional mantém o PT na coligação de Lobão Filho, no Maranhão, apenas por uma questão de formalidade e de acordo nacional, mas evita estar presente na linha de frente da disputa majoritária para não criar vínculo, como se estivesse esperando a hora de largar o barco. Aceita apenas indicar o suplente do candidato a senador, Gastão Vieira, e nada mais.

A indiferença da Executiva Nacional do PT em relação à chapa majoritária, encabeçada pelo PMDB no Maranhão,  passa a ganhar mais força com a saída do senador José Sarney da disputa pelo Senado no Amapá, pois o maior vínculo e consideração era, justamente, com o ex-presidente a quem os petistas até hoje devem lealdade. Fora do poder, o senador não tem mais tanto peso para cobrar a fatura. Outro fator é que a cúpula petista mostra que não tem a mesma estima pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pai de Lobinho.

“Tapa de luvas” no PMDB

Caiu também como um “tapa de luvas” no PMDB do Maranhão o “afago” feito pela presidente Dilma Rousseff ao candidato do PCdoB ao governo do Estado, em recente evento nacional do partido, ao chamá-lo de “nosso Flávio Dino”. Apesar de reiterar apoio a Lobão Filho, a chefe do poder brasileiro não consegue esconder a simpatia que nutre pelo seu ex-presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

Enciumado com a manifestação pública de Dilma, o PMDB tentou minimizar o “afago”, inclusive, com texto distribuído à  Imprensa, no final de semana, mas não conseguiu evitar que, mais uma vez, o PT da presidente da República viesse a público, mais uma vez, dizer que não quer, de forma alguma, vínculo com indicação do candidato a vice-governador de Lobão Filho.

A decisão da Executiva Nacional do PT também foi difícil para os petistas sarneysistas, ligados ao comando estadual do PT do Maranhão, que sonhavam em compor a chapa com Lobão Filho, porque a cúpula suprema do partido deixou claro que não quer laços para não se comprometer e poder deixar o barco assim que puder e dar o conhecido “PT saudações” ao PMDB no Estado. São coisas da política…

Decisão do PT nacional que proíbe o partido de indicar o vice-governador na chapa de Lobinho

pt nacional 2

Postagens relacionadas

13 thoughts on “Por que o PT nacional não quer maior vínculo com Lobão Filho?

  1. mas isso mostra que o PT ainda é um aliado forte junto ao PMDB não mostra nenhuma exclamação da presidente dizendo que quer distância da chapa pelo o que eu vi tem candidatos do partindo junto a chapa!

    1. Leandro Lima, por favor. E por que a Dilma vetou um vice do PT na chapa de Lobinho? Ah vamos enxergar além. Qualquer pessoa percebe que a Dilma está mesmo é querendo se distanciar. Obrigada por comentar. Abraço!

  2. Por que o PT nacional não quer maior vínculo com Lobão Filho?
    mas isso mostra que o PT ainda é um aliado forte junto ao PMDB não mostra nenhuma exclamação da presidente dizendo que quer distância da chapa pelo o que eu vi tem candidatos do partindo junto a chapa!

    1. Leandro Lima, mas a Dilma, leia-se a Executiva Nacional, proibiu que o PT indicasse o candidato a vice-governador na chapa do Lobão Filho. Ou você acha que isso não tem nenhuma leitura ou não significa nada. Qualquer bom entendedor enxerga que o PT nacional está mesmo é querendo deixar o barco do PMDB. Abraço!

    1. Sim, formalmente, Dilma é Edinho por uma questão de palavra, de consideração a Sarney, para manter a aliança nacional no Maranhão. Mas a mesma Dilma não quis que o PT indicasse nem o vice-governador da chapa de Lobinho. Ou seja, o apoio é apenas formal, ela não quer envolvimento e nem compromisso. Ela não vai vir ao Maranhão e creio que nem gravar mensagem fará. Procure saber além do que lhe é dito e além do que a mídia sarneysista divulga. Desinformado é você! Abraço!

      1. Kaio Costa, formalmente, Dilma é Edinho por uma questão de palavra, de consideração a Sarney, para manter a aliança nacional no Maranhão. Mas a mesma Dilma não quis que o PT indicasse nem o vice-governador da chapa de Lobinho. Ou seja, o apoio é apenas formal, ela não quer envolvimento e nem compromisso. Ela não vai vir ao Maranhão e creio que nem gravar mensagem fará. Procure saber além do que lhe é dito e além do que a mídia sarneysista divulga. Desinformado é você! Abraço! – See more at: http://silviatereza.com.br/por-que-o-pt-nacional-nao-quer-maior-vinculo-com-lobao-filho/#sthash.QgLMqsiB.dpuf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *