Prefeitura trabalha de forma intensa e contínua na desobstrução de canais de drenagem na capital

A ação consiste na realização de obras para melhoria do escoamento da água pluvial, retirada de areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular em vias públicas

A Rua da Cerâmica, no Coroado; Rua Dois, no São Francisco (região da Lagoa da Jansen); Avenida dos Holandeses, nas proximidades do retorno do Quartel da Polícia Militar; e imediações da Ponte Bandeira Tribuzzi foram alguns dos pontos que receberam, nesta segunda-feira (28), serviços de manutenção do sistema de drenagem realizados pela Prefeitura de São Luís que tem intensificado suas ações no período chuvoso. Os trabalhos seguem orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e estão sendo realizados em diversos bairros da capital, de forma contínua, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

A ação consiste na realização de obras para melhoria do escoamento da água pluvial, retirada de areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular em vias públicas. O trabalho é realizado de forma intensa com serviços de limpeza manual e mecanizada com auxílio de caminhão hidrojato, para promover a fluidez do escoamento nos canais, galerias, bueiros e bocas de lobo da cidade.

“Com orientação do prefeito Edivaldo, realizamos esse trabalho de forma preventiva, durante todo o ano, para desobstruir o sistema com a finalidade de permitir o livre escoamento das águas pluviais. No período chuvoso, entretanto, intensificamos os serviços em pontos mais críticos com o objetivo de evitar transtornos devido ao acúmulo de água. Além da prevenção, o serviço de limpeza de galerias e limpeza de bueiros é uma medida que promove também a saúde pública e proporciona melhor qualidade de vida à população”, destacou o titular da Semosp, Antonio Araújo.

A ação consiste na realização de obras para melhoria do escoamento da água pluvial, retirada de areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular em vias públicas

Nas imediações da Ponte Bandeira Tribuzzi, as equipes da Semosp estão executando o desentupimento de bueiros no local. A limpeza é feita de forma manual e com auxílio de caminhão hidrojato que possui precisão de alcance dos dispositivos de drenagem.

Já no bairro Coroado, o trabalho consiste de limpeza e desobstrução do canal no trecho que passa pela Rua da Cerâmica.

Nesse local, o serviço é feito com a retroescavadeira que retira os resíduos desobstruindo, assim, a passagem da água e melhorando a fluidez em todo o sistema. A dona de casa Vilmar Nunes da Conceição considera importante esse trabalho para proporcionar maior vazão ao sistema de drenagem no local. “Sem os dejetos que são retirados do canal, percebemos que a água da chuva flui melhor, a chuva lava o canal e até o odor é amenizado”, relata ela que é moradora do Coroado.

Ainda como trabalho preventivo em pontos suscetíveis, também estão sendo realizados serviços para a recuperação de uma área degradada por erosão às margens da Avenida dos Holandeses, nas proximidades do retorno da Polícia Militar, no Calhau. Para conter o avanço da erosão no local, a obra visa recuperar parte do tubo de concreto que foi levado pela enxurrada; a recomposição das margens da via com a colocação de concreto e o acerto do talude.

Nesta segunda-feira (28), iniciaram os serviços de colocação de sacos de cimento com areia, para promover a solidificação da área degradada pela erosão e evitar que o desbarreiramento progrida. Segundo o secretário Antonio Araújo, o problema na área foi provocado pela ação das fortes chuvas que prejudicaram a barreira de contenção existente no local, resultando na erosão.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *