Professores começam a receber vacina contra a Covid; Expectativa é normalizar aulas

Teve início, nesta terça-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 entre os trabalhadores da educação dos ensinos básico e superior no Maranhão.

A vacinação é vista com expectativa para a normalização das aulas, mas não altera o cenário de precaução. A preparação para o ano letivo de 2021 ainda deixa dúvidas no meio escolar, pois o ensino segue em modo remoto. Enquanto isso, educadores enfrentam o medo de encarar o vírus e os estudantes têm de lidar com as limitações resultantes da falta de atividades presenciais, dentre elas a dificuldade de aprendizagem.

A vacinação ocorrerá por etapas, estendendo-se gradativamente de acordo com a distribuição das doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Em São Luís e Imperatriz, o Estado vacinará somente professores da Rede Estadual e Federal. Na capital maranhense, haverá um drive-thru no São Luís Shopping e ainda serão disponibilizadas duas escolas como pontos de vacinação.

Nas cidades maranhenses com mais de 100 mil habitantes, as escolas já foram indicadas a servir com posto de vacinação. Nas demais cidades, o processo de vacinação de todas as redes será liderado pelas prefeituras, que determinarão os locais e a dinâmica para vacinar os profissionais. Para a vacinação, o professor deverá apresentar contracheque ou declaração de vínculo emitida pelo serviço onde está cumprindo a sua função.

Mesmo com as medidas encaminhadas, muitas particularidades ainda precisam de precauções a fim de que seja garantido o retorno seguro das aulas presenciais, afinal, a novidade só terá impacto positivo quando boa parte da categoria estiver imunizada.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *