Agora está mais perto de ser fato. Após muitas especulações e conversas, o PSDB quer mesmo acertar uma federação com o Cidadania em nível nacional. O anúncio foi feito pelo diretório tucano, na tarde desta quinta-feira (27), e aguçou o cenário político do país e também do Maranhão.

A direção do partido reuniu-se mais cedo para deliberar sobre o assunto e, se for confirmado, será obrigatória a coligação das duas legendas também nos estados, ou seja, vai valer também para o Maranhão.

“A Executiva Nacional do PSDB, em reunião terminada agora, autorizou abertura do diálogo formal com o Cidadania para possível formação de uma federação”, disse a sigla em seu perfil oficial no Twitter.

No Maranhão, lideranças tucanas já anunciaram que pretendem lançar candidato próprio. Já no Cidadania, a senadora Eliziane Gama vem anunciando seu apoio ao colega de parlamento, Weverton Rocha (PDT), que é pré-candidato ao governo do Maranhão nas eleições deste ano.

Resta saber agora como ficará o posicionamento da senadora, que apoia Weverton, diante da ocorrência de federação entre Cidadania e PSDB.

Sobre o PSDB do Maranhão, leia-se o deputado estadual Wellington do Curso, já anunciou, em alto e bom som, que o partido deverá ter, sim, candidatura própria ao governo estadual. Ele disse, inclusive, que a legenda não será mais “bengala de nenhum político”.

Em entrevista a uma emissora local, o deputado anunciou a ex-deputada Andrea Murad (MDB) como possível pré-candidata ao governo pelo PSDB. Segundo ele, o convite é do diretório nacional e, prontamente, acatado pela legenda no Maranhão. Falta apenas ela se posicionar sobre isso.

PSDB e Cidadania já estavam negociando adotar o novo mecanismo eleitoral, desde novembro passado.

A decisão precisa ser tomada o quanto antes, pois o prazo atual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para validar alianças partidárias é até 2 de abril, mas, na prática, as legendas consideram que precisam fazer o pedido até início de março.

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.