PSDB se torna noiva cobiçada para 2014 no Maranhão…

Por conta do namoro com o PSDB, ex-prefeito João Castelo é poupado de críticas tanto pelo grupo Sarney quanto pelo lado de Flávio Dino

Castelo ganha com namoro
A antecipação do processo eleitoral no Maranhão está causando um fato curioso nos meios políticos. Antes alvo fácil dos grupos Sarney e de Flávio Dino, o ex-prefeito de São Luís, João Castelo, agora está sendo poupado de críticas de ambos os lados. Motivo: ele é uma das lideranças mais expressivas do PSDB, partido que se tornou uma das principais noivas para 2014.

Prova disso foi a discussão travada, nesta quinta-feira (11), entre os grupos Sarney e de Flávio Dino na tribuna da Assembleia Legislativa. De um lado, Magno Bacelar, vice-líder do governo Roseana, fez inesperados elogios a Castelo, chegando a dizer que São Luís já sente falta do ex-prefeito ao fazer duras críticas ao atual gestor, Edivaldo Holanda Jr.

Do outro lado, leia-se grupo de Flávio Dino, o deputado Bira do Pindaré defendeu o prefeito Edivaldo Holanda (PTC), batendo forte no grupo Sarney, quando o debate dos cem diz foi requentado, nesta quinta (11), pelo deputado tucano Neto Evangelista. O petista deixou claro que não queria o embate com o PSDB na Assembleia Legislativa. Disse, inclusive, que os tucanos têm toda a legitimidade para reclamar da atual gestão, em um discurso também notadamente diferente de outrora.
Isso tudo tem uma explicação. Após as eleições municipais, o PSDB virou “noiva política” para as eleições de 2014 e passou a aguardar o assédio partidário. Acenou para o grupo Sarney, que deverá ter como candidato o secretário de Infraestrutura Luís Fernando Silva. No mesmo embalo, o PCdoB resolveu frear as críticas ao ex-prefeito João Castelo.

Tanto o grupo Sarney quanto Flávio Dino pisam em ovos para não empurrar o PSDB para um projeto de terceira via ou para uma menos provável (remota), mas não descartável candidatura própria. 

Candidatura própria – Para lançar candidato ao governo, o PSDB encontraria dificuldade de nomes. Neto Evangelista é candidato à reeleição para, provavelmente, ser o nome do partido à Prefeitura de São Luís em 2016. Gardeninha é também candidata natural à reeleição e sonha poder disputar o Palácio La Ravardiére daqui a quatro anos. 

Carlos Brandão e Pinto Itamaraty não arriscariam a renovação de mais um mandato na Câmara Federal. Já Sebastião Madeira nem pensar, porque jamais largaria o “osso” de Imperatriz por um futuro incerto em 2014. 

Sobraria a opção João Castelo que tanto pode sair candidato ao Senado (mais remoto), ou ao governo do Estado (possibilidade não descartada) ou ainda fortalecer a disputa proporcional como candidato a deputado federal (hipótese mais provável).

Por enquanto, como prováveis candidatos tem-se o presidente da Embratur, Flávio Dino,  e o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando. O primeiro representa a oposição; o outro, o grupo Sarney. O que se imagina hoje é que a disputa estará polarizada entre essas duas forças em 2014. Mas o futuro é quem vai nos dizer!

Relembre aqui – No final do ano passado, o deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB), que coordenou a campanha do prefeito João Castelo à reeleição, disse a este blog que ainda era cedo para se falar nas eleições de 2014. Segundo ele, a política é cheia de altos e baixos e é como uma “caixinha de surpresas”, portanto não se deve precipitar o processo.

À época, Itamaraty também admitiu que o partido pode vir a ter um candidato na disputa pelo governo do Estado diante das circunstâncias atuais, mas que também poderia se unir a outras siglas com o desenrolar dos entendimentos. “Temos bons nomes nos nossos quadros e bases espalhadas por todo o Maranhão”, disse.

Quanto a aposentadoria política do prefeito João Castelo, ele também foi monossilábico e disse que o tema ainda seria mais amadurecido, já que o tucano ainda representa uma das principais forças dentro dos quadros do PSDB, partido que comanda a Prefeitura do segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, Imperatriz, com Sebastião Madeira.

Postagens relacionadas

One thought on “PSDB se torna noiva cobiçada para 2014 no Maranhão…

  1. TUDO UM BANDO DE BANDIDOS QUE DEVERIAM ESTAR ATRAS DAS GRADES,JA QUE TEM SEMPRE UM LADRAO APOIANDO O OUTRO,OS CARA DIZER QUE SLZ SENTE FALTA DESSE SAFADO DO JC,FALA SERIO SAO TUDO BANDIDO IGUAL A ELEFARINHA DO MESMO SACO OU MELHOR A FARINHA TA CARO..E LES NAO VELEM NAO SAO É FARELO MESMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.