“Queremos eleições limpas no Maranhão”, diz representante nacional da OAB

Eleições-2014-

Entidades da sociedade civil e ativistas de movimentos sociais realizaram, no Hotel Abbeville, em São Luís, ato por eleições limpas no Maranhão. Instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), União Nacional dos Estudantes (UNE), Centrais Sindicais e Instituto Barão de Itararé pela Democratização da Mídia discutiram a necessidade da mobilização social para assegurar que a vontade dos eleitores maranhenses possa ser garantida nas eleições desse ano.

O representante da OAB nacional, Aldo Arantes, destacou que “o Brasil acompanha com atenção o desenrolar do processo eleitoral no Maranhão. Por isso estamos aqui contribuindo para exigir que as eleições sejam limpas”.

Para a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virginia Barros, o “processo democrático no Maranhão precisa se expressar plenamente, e a juventude está empenhada e ativa nesse novo momento histórico no estado ”.

O presidente da seccional da OAB no Maranhão, Mario Macieira, disse que a instituição sempre teve um papel destacado para assegurar e preservar as instituições democráticas e por isso se empenhará e participará do processo de fiscalização das eleições.

A representante do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Renata Mielli, fez um apanhado da cobertura jornalística das eleições por órgãos de comunicação no estado para demonstrar o alto grau de unilateralidade desses meios de comunicação, como o jornal O Estado do Maranhão (EMA) e TV Difusora, ligadas às famílias Sarney e Lobão.

Manuseio de urnas

Durante suas intervenções, alguns oradores se referiram ao fato de que uma empresa (Atlântica) historicamente ligada a figuras politicas da oligarquia seja a que vai proceder ao manuseio das urnas eletrônicas, deslocando-as para o interior e dando todo o suporte logístico. “Não vamos aceitar que haja fraude. O processo de licitação que escolheu a empresa foi eivado de irregularidades e já denunciamos isso ao TSE que esta analisando o caso”, disse o secretario de comunicação do PCdoB, Egberto Magno.

Estiveram presentes ao evento, também, o Juiz Holidice Cantanhede, representante da Associação dos Magistrados do Maranhão, além de entidades como a CUT, CTB, Fetaema, UJS, entre outras entidades. Uma série de atividades esta sendo agendada para que seja garantida eleições limpas no estado.

Postagens relacionadas

14 thoughts on ““Queremos eleições limpas no Maranhão”, diz representante nacional da OAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *