Refiliação de ex-prefeita no PT gera impasse entre petistas

Crescem as negativas de membros do PT-MA contra a refiliação da ex-prefeita de Urbano Santos, Iracema Alves. Ela pretende retornar à legenda, mas enfrenta resistência de nomes influentes que não acatam sua volta.

Inclusive, um documento com diversas assinaturas de pré-candidatos a deputado foi enviado ao diretório estadual, pedindo que não seja aceita a sua refiliação.

O problema seria a conduta política da ex-prefeita. Segundo os membros, ela tem a tendência de apoiar nomes de outras legendas, incluindo dos partidos de direita e ligados ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Pesa ainda contra ela a eleição do atual gestor de Urbano Santos, que teve seu apoio e é do PSC, partido comandado, no Maranhão, pelo deputado federal Aluísio Mendes, opositor petista.

Membros do PT defendem que sejam filiados nomes que ‘venham, de fato, contribuir com os pré-candidatos”, o que, na avaliação deles, não é o caso da ex-prefeita.

O documento é assinado por nomes de peso na legenda, incluindo o deputado estadual Zé Inácio, o presidente do PT em São Luís, Honorato Fernandes, Francisco Gonçalves (secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular), Genilson Alves (advogado), Jowberth Frank Alves (secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária), Creuzamar de Pinho (atuação nos movimentos populares) e Chico Miguel (vice-prefeito de Peritoró).

Íntegra da carta:

“Considerando que a referida pré-candidata sempre apoia candidatos a deputado estadual e federal fora do PT, inclusive de partidos de direita e com participação efetiva no Governo Bolsonaro;

Considerando que a sucessão em seu município foi feita à direita, elegendo prefeito pelo PSC, partido da base bolsonarista e que no Maranhão tem como líder e presidente o deputado federal Aluísio Mendes;

Considerando que a refiliação da ex-prefeita não colabora no fortalecimento da tática eleitoral do PT, já que poderá prejudicar companheiros(as) de fato petistas e que ajudam o Partido, se mostrando uma estratégia de entrega da legenda para uso pessoal, sem projeto partidário;

Viemos por meio deste nos manifestar contrários(as) à refiliação de Iracema dos Santos Vale e pedir que a Executiva Estadual delibere, com máxima urgência, sobre este caso, conforme versa nosso Estatuto”.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *