Ricardo Murad e Helena fecharão parceria pela Saúde…

Ricardo Murad e Helena Duailibe participaram de reunião para encaminhar questão dos pacientes atendidos no Piauí
Ricardo Murad e Helena Duailibe participaram de reunião para encaminhar questão dos pacientes atendidos no Piauí

Os secretários de Saúde, Ricardo Murad (Estado) e Helena Duailibe (Município), reuniram-se, nesta quarta-feira (05), no Hotel Luzeiros, em São Luís, com representantes do Ministério da Saúde para discutir a pactuação e organização do atendimento médico de alta e média complexidade de pacientes maranhenses no Piauí. E, pela primeira vez, falaram de parcerias.

Helena Duailibe manifestou a intenção de parceria, não só com o  Estado, mas também com o governo Federal desde quando foi anunciada como nova titular da pasta da Saúde em São Luís. A resposta pública de Ricardo Murad veio nesta quarta-feira (05) mesmo, durante a reunião. “Seremos parceiros”, devolveu o secretário estadual.

Atendimento a pacientes oncológicos do Maranhão no Piauí será normalizado

O atendimento a pacientes oncológicos maranhenses em Teresina será retomado imediatamente. Tudo ficou definido na reunião com técnicos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Piauí e de secretários municipais de saúde do Maranhão e das cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano.

Os pacientes serão encaminhados por meio de um sistema de regulação informatizado e integrado entre os dois estados.

Ricardo Murad lembrou que a retomada dos atendimentos no Piauí é uma prioridade e foi discutida exaustivamente entre técnicos dos dois estados. “Estamos buscando soluções imediatas para que os nossos pacientes, que estão nas áreas fronteiriças, tenham acesso mais rápido e com maior comodidade ao tratamento oncológico”, disse.

Nova reunião já agendada

Uma nova reunião será agendada com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e representantes dos dois estados para resolver definitivamente as questões financeiras decorrentes dos atendimentos prestados pelo Piauí.

Ricardo Murad adiantou que mostrará ao ministro a série histórica de atendimentos e que os recursos da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), alocados na Programação Pactuada Integrada (PPI) do Maranhão em 2004, estão defasados e não atendem mais à demanda da população.

Postagens relacionadas

12 thoughts on “Ricardo Murad e Helena fecharão parceria pela Saúde…

  1. Eu estou super confiante na escolha da Helena Duailibe para a secretaria de saúde. O que já vem melhorando, acredito que só tem a avançar.

  2. espero q haja UNIDADE ENTRE GOVERNO E PREFEITURA DE SAO LUIS, com o objetivo comum q é o de dar atendimento de qualidade de vida à população em geral e proporcionar melhores indicadores no geral…..infelizmente enquanto existira essa “disputa política” de determinados grupos, o povo é quem sempre sai perdendo….já estamos no século 21 e é preciso discernimento pra saber separar política ideológica e política de realizações….boa sorte à ambos nessa união…..

    1. Luciano, estamos todos na torcida. Afinal, quando o assunto é Saúde não se deve pensar de forma política. É a vida humana que está em jogo. Tem que haver parcerias mesmo. Obrigada por participar e comentar! Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.