Roberto Rocha e Simplício Araújo travam discussão sobre retorno da Alumar

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo (SD), respondeu, por meio de nota, um vídeo do senador Roberto Rocha (sem partido), que acusou o Governo do Estado de não contribuir para o retorno das atividades da Alumar, mesmo com todo o anúncio e discursos feitos pelos secretários estaduais e pelo governador Flávio Dino (PSB).

No vídeo, Rocha afirma que o retorno da Alumar não se deu pelos incentivos fiscais do governo estadual, já que o principal insumo básico da produção do alumínio é a energia elétrica e que, pela Lei Kandir, essa produção está isenta da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Por fim, o senador afirma que o retorno da Alumar já é reflexo da aprovação do seu projeto, a Zona de Exportação do Maranhão (ZEMA).

Em nota, Simplício afirmou que a atual gestão tem mantido diálogo com a Alumar desde 2015, quando Flávio Dino iniciou o seu primeiro mandato, ano também em que a empresa fechou parte de sua produção no Maranhão.

Mas em 2021, a empresa teria procurado o Governo do Estado para negociar seu retorno, o que foi prontamente atendido. “Serão 400 milhões em investimentos e mais de dois mil empregos, inicialmente, podendo chegar a mais de 3.500, no total.

Na nota, Simplício só esqueceu de citar quais foram os incentivos tratados com a Alumar, abrindo margem para a fala de Roberto Rocha. Agora, é esperar a tréplica.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *