São João de Todos 2018 será aberto oficialmente nesta sexta-feira (15)

São 17 dias de apresentações, com os mais de 500 grupos e artistas maranhenses, sete participações especiais e uma programação com mais de mil apresentações. Foto: Handson Chagas/Secap

Bandeirinhas, barracas de comidas típicas, atrações culturais, artesanato e muitas brincadeiras. Tudo pronto para a abertura da temporada oficial do São João de Todos nesta sexta-feira (15), numa realização do Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís. A programação completa está no site da Sectur: www.sectur.ma.gov.br

“São dezenas de arraiais no Maranhão , mais de 500 atrações de grupos culturais do nosso estado, mostrando a pluralidade, a diversidade, a força e a criatividade e inovação da cultura do Maranhão”, diz o governador Flávio Dino, que vistoriou nesta quinta-feira (14) o Arraial do Ipem, no Calhau, um dos locais da festa em São Luís.

“Todos os anos eu faço esse acompanhamento porque para nós é um momento de alegria, mas também de muito trabalho . Trabalho para nossa equipe, trabalho para todos aqueles que fazem a grandiosidade das festas juninas do Maranhão. E também muito trabalho em razão dos milhares de postos de que são gerados em razão dessa importante manifestação cultural”, acrescenta Flávio.

São 17 dias de apresentações, com os mais de 500 grupos e artistas maranhenses, sete participações especiais e uma programação com mais de mil apresentações animando os arraiais com muito bumba meu boi, danças regionais, tambor de crioula, forró e shows musicais.

“Vamos mostrar a força da cultura maranhense, com toda a sua diversidade, ritmos, cores e sabores. Montamos uma estrutura em São Luís e em Imperatriz para festejar com alegria o São João de Todos e também promover essa tradição cultural que gera fluxo de turista e movimenta a economia”, ressalta Diego Galdino, secretário de Estado da Cultura e Turismo.

Os festejos acontecem nos arraiais oficiais do Ipem, Praça Maria Aragão (Centro), Parque Folclórico da Vila Palmeira e Praça Nauro Machado (Centro Histórico).
A partir do dia 22, a festança também estará presente no Ceprama e bairros de Fátima, João Paulo, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Cohatrac, Largo de Santo Antônio, João de Deus, Liberdade, Anil e Cidade Operária.

E no final da temporada, há ainda as tradicionais festas de São Marçal (30), no bairro do João Paulo, o Festival de Zabumbas, o Encontro de Miolos de Boi e os encontros de grupos de bumba meu boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus.
Os espaços vão oferecer ao público uma vasta programação com uma média de seis atrações por noite, entre shows e apresentações de brincadeiras da cultura popular, além de comércio de pratos típicos da gastronomia maranhense e peças do artesanato.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *