Em dois anos, os golpes praticados por meio da internet cresceram 50% em São Luís. Quem aponta é o Departamento de Crimes Tecnológicos (DCT), da Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic), órgão da Polícia Civil. O crime cometido no ambiente virtual é antigo e chega por meio de links falsos, a exemplo do ocorrido com o deputado estadual Wellington do Curso (PSBD). Essa semana, o parlamentar denunciou, em nota, ataques que recebeu na internet.

Os ataques, segundo explicou o deputado, foram motivados por uma fakenews, publicada em um blog, que não cita seu nome, mas que deu suporte para perfis falsos ligarem sua imagem a uma série de ficções que não aconteceram na Avenida Litorânea. Diante de casos deste tipo, o departamento policial alerta a população e orienta para evitar ser vítima dos criminosos na internet.

O delegado titular da DCT, Odilardo Muniz, aponta que, nos últimos anos, os criminosos investiram na internet para dar golpes. O do link falso, por exemplo, instala um vírus no celular, que acaba roubando dados da vítima e tudo através de mensagens. Segundo a polícia, os bancos não enviam mensagens com links. “Nos dias de hoje, o que mais temos que ter preocupação são torpedos, que são disparados em grande quantidade”, alerta o delegado.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *