SES realizará audiência pública para debater medidas contra o Coronavírus durante as eleições

Visando a proteção da população maranhense durante as eleições municipais a serem realizadas em novembro deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sugeriu ao Ministério Público Federal (MPF-MA) uma audiência pública para aprovação de minuta com medidas sanitárias voltadas ao período eleitoral. Na solicitação, a autoridade em saúde pública do Maranhão destacou a necessidade de orientações a candidatos, eleitores, colaboradores da justiça eleitoral e sociedade em geral.

Anexado ao ofício encaminhado ao MPF, a SES também destinou a minuta da portaria, que sugere a aprovação do Protocolo Sanitário de Regulação para as Atividades Eleitorais, a fiscalização e sanções relativas ao cumprimento das regras sanitárias de enfrentamento da Covid-19, bem como um protocolo específico aprovado de modo a não interferir nas prerrogativas da Justiça Eleitoral.

As medidas adotadas e indicadas pela gestão estadual têm como base os incisos I e IV do Artigo 69 a Constituição de Estado do Maranhão, considerando também as disposições contidas no decreto nº 35.660, de 16 de março de 2020. Entre as orientações contidas na portaria a ser avaliada, estão diretrizes gerais e específicas que impliquem em atos presenciais e com risco sanitário.  

A proposta da Secretaria é, depois da audiência pública e das sugestões apresentadas, encaminhar o documento para o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Estado do Maranhão (COE) para que seja então formalizado o instrumento normativo que será amplamente divulgado. 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *