TRP de Roseana ligará São Luís a Itapecuru-Mirim

Trem-bala maranhense deve ser uma das cartas na manga para a eleição de 2014 

A coluna Estado Maior do jornal O Estado do Maranhão avisou, discretamente, esta semana, que a governadora Roseana Sarney está “viabilizando”, de fato, o projeto do Trem Regional de Passageiros (TRP), uma espécie de “VLT” ultramoderno, que ligará São Luís ao município de Itapecuru-Mirim, articulado pelos deputados federais Francisco Escórcio (PMDB) e Pedro Fernandes (PTB), hoje também secretário de Educação. O sistema se propõe a ser “tão rápido” quanto o famoso trem-bala europeu.

Imagem ilustrativa
O TRP foi idealizado para ser um sistema de transporte de alta capacidade que possui um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, com uma fração do seu custo.
As articulações para a implantação do sistema vêm de março de 2012, quando a governadora encaminhou ao ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, uma proposta para a elaboração do projeto básico para implantação de um sistema de transporte metropolitano aos moldes do VLT.
O deputado e então secretário das Cidades, Pedro Fernandes, mobilizou-se para concretizar a implantação do projeto e conseguiu articular um elo entre o trabalho feito, em colaboração com uma equipe técnica do Ministério dos Transportes, a governadora Roseana Sarney e o ministro das Cidades.
Se for concretizado mesmo, o TRP será bem-vindo. Talvez seja essa uma das cartas na manga de Roseana Sarney para viabilizar o candidato dela, o atual chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, ao Governo do Estado nas eleições de 2014. Quem viver verá!

Postagens relacionadas

4 thoughts on “TRP de Roseana ligará São Luís a Itapecuru-Mirim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.