TSE aprova incorporação do PPL ao PCdoB

A presidenta do PCdoB, Luciana Santos, publicou uma nota saudando a decisão do TSE e comentando a importância da fusão para os militantes e para o campo popular progressista.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, na noite de terça-feira (28) a incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A união dos dois partidos vinha sendo construída desde o final de 2018 e agora está consumada. A presidenta do PCdoB, Luciana Santos, publicou uma nota saudando a decisão do TSE e comentando a importância da fusão para os militantes e para o campo popular progressista.

“Saudamos, em nome dos comunistas brasileiros, a decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – tomada na sessão plenária da noite deste 28 de maio – que aprovou a averbação da incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Enaltecemos a atenção prestada ao processo pelo relator da matéria, ministro Luís Roberto Barroso, e pela presidenta do Tribunal, ministra Rosa Weber. Reconhecimento extensivo aos ministros do TSE e ao representante do Ministério Público Eleitoral”, escreveu.

Para a dirigente, esta decisão do TSE simboliza o coroamento de um rico e convergente diálogo político, ideológico e programático entre as direções das duas legendas, cujo início se deu logo após o segundo turno das eleições de 2018.

“Com a incorporação do PPL, gesto de elevado sentido revolucionário, o PCdoB pode, nos termos da lei, superar a antidemocrática cláusula de barreira cujo intuito é banir do parlamento brasileiro as legendas programáticas. Com a dinâmica da integração do Partido Pátria Livre que se realiza em direção à plenitude, em todos os âmbitos, o Partido Comunista do Brasil ganhou significativo reforço por tudo o que representa essa organização revolucionária, por sua tradição de luta, pelo talento e abnegação de seus quadros e militantes”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *