Vai ou não vai? Roseana sustenta que definições para 2022 serão conjuntas e se insinua para o governo

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) ainda deixa em suspense qual será seu rumo para as eleições de 2022. O provável seria a pré-candidatura para a Câmara Federal, mas não está descartada uma disputa pelo governo do Estado, considerando as colocações dela nas mais recentes pesquisas e as declarações em recente evento do MDB.

A média de Roseana tem sido de 35% das intenções de votos e, em alguns casos, liderança. Porém, a emedebista já disse que vai aguardar a decisão conjunta dos membros da legenda e que as discussões continuam.

Os correligionários de partido se inclinam pela Câmara Federal, mas a ex-governadora diz que disputará o que seu grupo definir. Para a maioria, Roseana Sarney se sairia vitoriosa nessa disputa proporcional e somaria para fortalecer ainda mais a bancada do MDB nacionalmente.

O que dificulta a decisão é a impossibilidade de coligar com outros partidos, que agora não será mais permitido. Sem essa possibilidade, montar uma chapa que consiga alcançar o coeficiente eleitoral – votos válidos dividido pelo número de vagas – tem sido uma barreira para os partidos.

A ex-governadora tem a seu favor a vasta trajetória política com quatro eleições para o governo do Estado, por já ter sido senadora e também, deputada federal. Fortes chances de conseguir uma das vagas na Câmara e elevar o MDB no cenário nacional, ela tem.

Como já foi manifestado a Roseana, a bancada federal defende que ela seja pré-candidata à Câmara.

O partido também avalia as conversas com outras legendas, mesmo de campos políticos diferentes. No encontro do partido, Roseana disse que todos os partidos estão procurando o MDB para conversar e que vai pesar o projeto político do pré-candidato para o Maranhão.

A estratégia é buscar o melhor ambiente político para entrar na disputa.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *