Veja números da pesquisa Econométrica/O Imparcial para o governo do Maranhão

Divulgada nesta quarta-feira (17), a pesquisa Econométrica/O Imparcial mostra a intenção de voto para o governo do Maranhão, nestas eleições. O governador Carlos Brandão (PSB) manteve a liderança e ampliou a vantagem na disputa, segundo os números do instituto.

A sondagem também apontou para um empate técnico entre os candidatos Lahesio Bonfim (PSC), que foi prefeito de São Pedro dos Crentes (PTB), e o senador Weverton Rocha (PDT). Dos nove que concorrem a este cargo, apenas Frankle Costa (PCB) não figura na pesquisa por ter confirmado a candidatura recentemente.

Carlos Brandão manteve a liderança e ampliou a vantagem, saindo dos 34,8% das intenções de voto para 40,7%, quase seis pontos percentuais a mais que no primeiro levantamento, realizado entre 19 e 22 de julho. Na vice-liderança permanece o empate técnico entre o senador Weverton Rocha e Lahésio Bonfim. O pededista caiu mais de dois pontos percentuais, de 23,6% em julho para 21,4% nesta pesquisa. Já Lahesio continua com os mesmos 20,5% das intenções de voto.

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD) perdeu apenas um décimo do eleitorado entre as duas pesquisas, sendo escolhido por 7,5% dos questionados. O Professor Joás Moraes, recém ingresso na disputa ao governo, recebeu 1,1% das intenções do eleitorado maranhense.

Enilton Rodrigues (PSOL) saiu de 1,0% para 0,1%, o deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) caiu dos 0,5% para 0,3% das intenções, e Hertz Dias (PSTU) seria o governador para 0,1% dos pesquisados. 4,6% do eleitorado declarou que não sabem em quem vão votar ou não responderam à pesquisa, brancos e nulos somaram 3,8%.

Na pesquisa, foram ouvidas 1.503 pessoas em 59 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, no período de 11 a 15 de agosto de 2022 com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número MA-01087/2022.

Votos válidos

Na pesquisa, apenas com os votos válidos, Carlos Brandão teria 44,4%, Weverton Rocha 23,4%, Lahésio Bonfim 22,4%, Edivaldo Holanda Júnior 8,1%, Prof. Joás Moraes 1,2%, Simplício Araújo 0,3%, e Enilton Rodrigues e Hertz Dias 0,1%. Os votos válidos não incluem votos brancos e nulos.

Segundo turno

A pesquisa Econométrica/O Imparcial simulou três possíveis confrontos em um segundo turno para o governo do Maranhão. Entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o governador teve 48% das intenções de voto contra 32,1% para o senador do PDT. Não souberam ou não responderam contabilizaram 7,3%, votos nulos e brancos somaram 12,6%.

No cenário com Brandão e Lahésio, o candidato do PSB venceria com 52,8% das intenções de voto, enquanto o prefeito de São Pedro dos Crentes teria 29,5%. Brancos e nulos foram 9,9%, não sabem/não responderam somaram 7,9%.

Em um terceiro cenário, o senador do PDT Weverton Rocha seria o vencedor com 40,6% das intenções, ao passo que Lahesio somaria 33,3%. Brancos e nulos somaram 14,4%, não sabem/não responderam são 11,8%.

Rejeição

A pesquisa Econométrica/O Imparcial também perguntou aos eleitores em quais candidatos ao governo do Maranhão eles não votariam de jeito nenhum – o índice de rejeição. Edivaldo Holanda Jr. sai na frente com 26,9%. Carlos Brandão é egundo mais rejeitado, com índice de 26,5%. Em seguida vem Weverton Rocha, que passou dos 28,3% para 25,8% de rejeição, mesmo percentual do candidato Lahesio Bonfim.

Simplício Araújo fica com índice de 16,5%, empatado tecnicamente com Hertz Dias – 16,4%. Enilton Rodrigues seria rejeitado por 12% do eleitorado, e o Prof. Joás Moraes por 10,5%. Não votaria em nenhum dos candidatos somaram 3,7%, e não sabem ou não responderam são 16,7%.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *