Veja os números da nova pesquisa Escutec/Mirante

Pesquisa Escutec/Mirante, divulgada nesta quinta-feira (16), apontando as intenções de voto na disputa pelo governo do Maranhão nestas eleições, mostra o governador Carlos Brandão (PSB) na liderança, seguido pelo senador Weverton Rocha (PDT). O levantamento considerou um cenário estimulado, onde é apresentado o nome do pré-candidato ao eleitor. Segundo a sondagem, o socialista pontuaria com 27% e o pedetista teria 23%.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), pontua em terceiro lugar com 15%. Ele tem permanecido nessa posição nas últimas pesquisas e vem se mantendo. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), vem em seguida com 11%; o pré-candidato do Solidariedade, Simplício Araújo, pontuou com 3%; e Hertz Dias (PSTU) e Enilton Rodrigues (PSOL) ficaram com 1% cada.

Votam em branco, nulo ou em nenhum dos pré-candidatos, 8%; e 11% não sabem ou não responderam.

Segundo turno

Na possibilidade de um segundo turno, a pesquisa Escutec considerou dois cenários. No primeiro, Carlos Brandão, Weverton Rocha e os outros principais concorrentes. Brandão venceria o pedetista por 36% a 34%. O governador também venceria Edivaldo Holanda Júnior (39% a 23%) e Lahesio Bonfim (38% a 29%).

Já sem Brandão, Weverton venceria Edivaldo Júnior por 39% a 20%; e Lahesio Bonfim por 35% a 28%.

Rejeição

No quesito rejeição, o senador Weverton Rocha tem 23% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Carlos Brandão foi rejeitado por 17%, seguido por Edivaldo Júnior (8%), Lahesio Bonfim (7%), Simplício Araújo (6%), Enilton Rodrigues (3%) e Hertz Dias (3%).

A pesquisa foi realizada em 70 municípios do Maranhão, entre os dias 11 e 16 de junho, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-05721/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,19 pontos percentuais – para mais ou para menos.

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *